O que é franquia, prêmio e indenização do seguro residencial?

O que é franquia, prêmio e indenização do seguro residencial?
Compartilhe

Além da franquia, prêmio e indenização são termos utilizados nas apólices. Entenda o que são esses termos e quais as vantagens que eles oferecem

Ao contratar um serviço de Seguro Residencial, os primeiro itens a serem discutidos são os custos do prêmio, da indenização e da franquia.

Prêmio

O “prêmio”, quando se trata de seguro, nada mais é do que o valor pago pelo segurado mensalmente para estar protegido. Ou seja, é a “mensalidade”, que pode variar conforme o plano contratado.

Por ser um termo corriqueiramente usado quando ganhamos algum sorteio ou competição, o prêmio é associado ao valor recebido em caso de algum sinistro, o que na verdade, chama-se de “indenização”.

O valor do prêmio no seguro residencial leva em conta o perfil do cliente e as características do imóvel. O cálculo inclui ainda aspectos como localização da residência, o tipo (casa ou apartamento) e o material no qual foi construída (alvenaria ou madeira).

É importante lembrar que a inclusão de adicionais na apólice, aumenta o custo final do seguro. Desta forma, o cálculo é realizado individualmente, conforme a necessidade de cada cliente.

Indenização

Já o valor da indenização é estipulado no momento do acordo. Em caso de sinistro, você receberá até o valor máximo contratado para cada cobertura. O prazo para receber a indenização é de 30 dias, após a entrega de todos os documentos.

É importante destacar que nas apólices de seguro de imóveis também está determinada uma quantia paga pelo segurado caso seja necessário realizar algum reparo: a “franquia”.

Franquia

É a parte do prejuízo que será paga por você. Nem todas as seguradoras possuem o mecanismo de franquia, mas quando há, ela deve constar na relação da apólice, com seus devidos valores.

As coberturas básicas costumam estar isentas da franquia, mas isso varia conforme o contrato, pois a seguradora pode escolher quando ela será acionada.

Caso o valor do prejuízo seja menor que o da franquia, o pagamento do conserto será arcado somente pelo segurado. Em casos de sinistros maiores, quem arca com as despesas é a seguradora.

Por que você deve confiar na Poolseg? | Poolseg Corretora de Seguros

É vantagem ter um Seguro com franquia?

Os seguros que possuem franquia, normalmente são mais baratos. Isso ocorre porque você assume parte do prejuízo e a seguradora terá menos gastos em caso de sinistro. Ela pode ser estabelecida na apólice como um percentual do valor de indenização ou taxa fixa.

Conteúdos relacionados

Em caso de seguro auto, simule o preço a pagar clicando neste formulário, é rápido e prático. Se ainda estiver em dúvidas, entre em contato agora mesmo com um corretor da Poolseg clicando no banner abaixo.


Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seu seguro residencial.