“Prêmio”, “Indenização” e “Franquia”: qual a diferença?

“Prêmio”, “Indenização” e “Franquia”: qual a diferença?

Descubra o que são estes termos e quais as vantagens que eles oferecem na sua apólice

Produzido por: Estúdio A Hora

Ao contratar um serviço de Seguro Residencial, os primeiro itens a serem discutidos são os custos do prêmio, da indenização e da franquia. O “prêmio”, quando se trata de seguro, nada mais é do que o valor pago pelo segurado mensalmente para estar protegido. Ou seja, é a “mensalidade”, que pode variar conforme o plano contratado.

Por ser um termo corriqueiramente usado quando ganhamos algum sorteio ou competição, o prêmio é associado ao valor recebido em caso de algum sinistro, o que na verdade, chama-se de “indenização”.

O valor do prêmio no seguro residencial leva em conta o perfil do cliente e as características do imóvel. O cálculo inclui ainda aspectos como localização da residência, o tipo (casa ou apartamento) e o material no qual foi construída (alvenaria ou madeira). É importante lembrar que a inclusão de adicionais na apólice, aumenta o custo final do seguro. Desta forma, o cálculo é realizado individualmente, conforme a necessidade de cada cliente.

Já o valor da indenização é estipulado no momento do acordo. Em caso de sinistro, você receberá até o valor máximo contratado para cada cobertura. O prazo para receber a indenização é de 30 dias, após a entrega de todos os documentos. É importante destacar que nas apólices de seguro de imóveis também está determinada uma quantia paga pelo segurado caso seja necessário realizar algum reparo: a “franquia”. É a parte do prejuízo que será paga por você.

Nem todas as seguradoras possuem o mecanismo de franquia, mas quando há, ela deve constar na relação da apólice, com seus devidos valores. As coberturas básicas costumam estar isentas da franquia, mas isso varia conforme o contrato, pois a seguradora pode escolher quando ela será acionada.
Caso o valor do prejuízo seja menor que o da franquia, o pagamento do conserto será arcado somente pelo segurado. Em casos de sinistros maiores, quem arca com as despesas é a seguradora.

É vantagem ter um Seguro com franquia?

Os seguros que possuem franquia, normalmente são mais baratos. Isso ocorre porque você assume parte do prejuízo e a seguradora terá menos gastos em caso de sinistro. Ela pode ser estabelecida na apólice como um percentual do valor de indenização ou taxa fixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *