Seguro para Casa Contêiner: sustentabilidade com mais tranquilidade

Seguro para Casa Contêiner: sustentabilidade com mais tranquilidade
Compartilhe

Uma forma sustentável de construção que, cada vez mais, ganha adeptos são os imóveis de contêiner. Uma tendência que cresce no Brasil – e lá fora também – por oferecer mobilidade, praticidade, velocidade construtiva, baixo custo, impacto ambiental e, recentemente, mais tranquilidade. Você sabia que já é possível contratar Seguro para Casa Contêiner?

Atualmente, a regularização de uma casa contêiner se equipara à de alvenaria. Como não existe uma legislação específica para esse modelo de construção, todos os itens e normas técnicas da construção civil empregadas nos imóveis comuns valem para a nova possibilidade de edificação, seja para fim residencial ou comercial.

Precisam ser respeitadas, por exemplo, a área mínima de cada município, pé direito, ventilação e todas as normas pertinentes à arquitetura em alvenaria. Então, após obter aprovação da prefeitura, basta pagar o IPTU e os demais impostos em dia. Se estiverem cumpridos todos esses itens, o imóvel está apto para ser requerido o Seguro para Casa Contêiner.

Mas atenção: caso esteja pensando em transportar a sua casa container para outro município, será necessário obter uma nova autorização, pois cada legislação municipal é diferente.

Como funciona o Seguro para Casa Contêiner?

O seguro pode ser contratado para imóveis que sejam construídos com mais de 25% de contêiner, instalado de forma fixa e que seja adaptado para habitação ou utilização comercial. Atualmente, além de moradia, as estruturas são reaproveitadas em diferentes usos comerciais, como bares, lojas, hamburguerias, restaurantes, além de sediar unidades culturais e esportivas.

Principais coberturas para casa contêiner

O Seguro para Casa Contêiner possui, na maioria dos casos, as mesmas coberturas e serviços de assistências para imóveis tradicionais. As principais coberturas são para sinistros, como:

– Incêndios, explosões, danos elétricos, roubo e responsabilidade civil familiar.

Também é possível contratar outros serviços que facilitam o dia a dia do proprietário de uma casa contêiner, como:

– Chaveiro, eletricista, encanador, conserto de eletrodomésticos, entre outros.

Estruturas com cunho comercial

Quem adquire um contêiner para uso comercial também pode contratar o Seguro para Casa Contêiner, com a possibilidade de agregar garantias específicas de cada tipo de negócio. Entre elas, estão coberturas contra roubo de bens e valores de clientes no estabelecimento e deterioração de mercadorias.

Regras para reaproveitar

Conforme a Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal (CBC), qualquer tipo de contêiner pode ser reaproveitado. No entanto, existem regras que precisam ser atendidas.

Por exemplo: a NR-18 determina a realização de testes para garantir que não há nenhum tipo de contaminação, riscos químicos ou níveis de radioatividade nas peças transformadas em instalações para abrigar os trabalhadores do canteiro. É possível adaptar para habitações tanto os modelos de contêiner reefer (refrigerado) quanto o dry (usado para cargas secas).

Quer saber mais sobre o Seguro para casa contêiner?

Contate nossa qualificada e experiente equipe! Na Poolseg Corretora de Seguros, trabalhamos com as maiores seguradoras do país e oferecemos as melhores oportunidades para ajudá-lo a proteger o seu bem e o da sua família.

seguro
banner

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *