Qual o prazo para pagamento da Indenização de Seguro?

Qual o prazo para pagamento da Indenização de Seguro?
Compartilhe

Você sabe quanto tempo leva para a seguradora pagar a Indenização de Seguro em caso de sinistro? Ter um seguro, seja de veículo ou residencial, é essencial para proteger o seu bem e o da sua família. Da mesma forma, é importante conhecer melhor a cobertura contratada para entender quais situações ela cobre e como funciona, por exemplo, o prazo para pagamento da Indenização de Seguro.

Antes de mais nada, é preciso ficar claro que o processo para o pagamento da Indenização de Seguro só inicia após a formalização do pedido pelo segurado à companhia contratada. E que a quantia a ser recebida pelo sinistro será de acordo com o que estiver definido no contrato assinado, que pode ser parcial ou integral, no caso do Seguro Auto.

Qual a diferença de indenização parcial e total?

– Indenização parcial: a seguradora cobre os gastos de manutenção quando há sinistros de colisão em que haja a possibilidade de restauração do veículo.

– Indenização integral: é quando ocorre o que a maioria das pessoas chama de perda total, que pode acontecer por colisões ou por roubo ou furto sem recuperação do carro.

Vale ressaltar que não há diferença entre o prazo para Indenização de Seguro em relação ao tipo parcial ou integral.

Indenização de Seguro_poolseg

Quanto tempo as seguradoras têm para pagar as indenizações?

Então, vamos ao ponto central desse artigo. O prazo para a Indenização de Seguro é de 30 dias, contados a partir da entrega do último documento solicitado. Essa regulamentação, conforme a Superintendência de Seguros Privados (Susep), vale para todas as seguradoras.

Aqui uma observação relevante: se o segurado demorar a entregar a documentação pode haver a ideia de que o prazo foi excedido pelo fato de que a validade só vai começar a contar após toda a entrega dos documentos. Porém, a contagem desse prazo pode até mesmo ser suspensa, mas apenas se forem solicitados novos documentos. Assim, a validade volta a contar a partir do dia útil seguinte àquele em que o segurado atender na íntegra os pedidos da seguradora.

É muito importante que o segurado ou beneficiário faça a solicitação, junto à seguradora, do protocolo desse processo, para que seja possível identificar a data do recebimento do aviso de sinistro e da entrega da documentação.

O segurado pode perder o direito à indenização?

Pode ocorrer sim. Isso é possível quando o segurado perde o prazo para a Indenização de Seguro. Ou seja, quando ele perde o período de prescrição para correr atrás do direito ao reembolso. Esse prazo pode variar de acordo com a cobertura e com o fato de a pessoa ser um segurado ou terceiro, no caso do Seguro Auto.

Mas, uma vez comunicado o sinistro, não corre mais a prescrição. Em caso de sinistro em que não for o causador, o prazo de prescrição passa a iniciar a partir da intimação judicial, por um ano.

Indenização de Seguro_poolseg

Principais possibilidades que podem levar à perda da Indenização de Seguro:

  • Se o segurado se envolver em sinistros de forma dolosa;
  • Se o segurado for culpado por sinistros ou dolos graves;
  • Se a solicitação de indenização por sinistro for de má-fé e baseada em inverdades;
  • Caso sejam constatadas declarações falsas;
  • Tentativas de receber benefícios ilícitos do seguro;
  • Se o segurado agrava intencionalmente o risco.

Quer saber mais sobre Indenização de Seguro?

A Poolseg é uma empresa que atua como Corretora de Seguros. Assim, não é responsável pelo prazo para indenização e nem pelo pagamento direcionado aos segurados que sofrem sinistros. Mas, oferece todo o suporte e acompanhamento em ocorrências, incluindo a Indenização de Seguro.

Além disso, nossos profissionais estão aptos a representar os interesses dos nossos segurados e atentos a todas as regras, agindo de forma antecipada em qualquer situação que possa gerar algum risco de perda financeira em relação aos riscos contratados pela apólice de seguro.

Contamos também com uma equipe própria de advogados que, desde o sinistro, presta de forma gratuita toda a orientação e o suporte necessário. Desta forma, estamos sempre à disposição para auxiliar os nossos clientes nesse processo, disponibilizando uma competente e experiente equipe de corretores, que prioriza a qualidade, a agilidade e a transparência em todas as demandas.

Quer proteger o seu bem de imprevistos? Faça uma cotação on-line com a Poolseg Corretora de Seguros. É fácil, rápido e muito seguro!

Cotação de seguro automotivo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *