Seguro para Placa Solar: conheça as principais coberturas

Seguro para Placa Solar: conheça as principais coberturas
Compartilhe

A energia solar no Brasil cresce a passos largos e já é a segunda maior fonte do país, ficando atrás apenas da energia hídrica. Estima-se que, em 2024, o território brasileiro contará com, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede, estabelecendo uma maior economia em relação às distribuidoras convencionais, além da preservação ambiental.

Paralelo ao aumento de instalações de energia solar em residências e empresas, cresce a procura pelo Seguro para Placa Solar, que são os painéis e equipamentos instalados nos imóveis para a captação da luz do sol, visando a geração de energia. Na região Sul, a maioria das pessoas que procura pela cobertura leva em consideração a alta incidência de raios, granizos e ventos, que podem danificar as estruturas que ficam, geralmente, nos telhados. E como a tendência é de que os sinistros relacionados às questões climáticas tornem-se cada vez mais comuns, a procura pelo seguro deve seguir em alta.

Neste artigo, vamos explicar as modalidades de Seguro para Placa Solar e os principais itens de atenção antes de assinar a apólice para proteger o seu investimento.

seguro_placa_solar

Principais modalidades de Seguro para Placa Solar

Geralmente, os sistemas são compostos por placas/módulos solares e inversores. Você adquire o kit fotovoltaico que compõe o sistema para geração de energia solar. Atualmente, existem duas modalidades principais de Seguro para Placa Solar.

– Equipamento já instalado: é quando você tem um sistema fotovoltaico instalado na sua casa e quer protegê-lo contra danos da natureza, danos elétricos e roubo, por exemplo. Ao contratar o seguro para os equipamentos, você não precisa se preocupar com prejuízos financeiros.

– Riscos durante a instalação e montagem: o segundo tipo de Seguro para Placa Solar tem a ver com o momento da instalação e montagem. Normalmente, é contratado por donos de empresas de energia solar. A modalidade visa cobrir prejuízos decorrentes de acidentes durante o momento de instalação dos novos equipamentos, como uma possível queda das placas durante a obra, por exemplo.

Qual a importância do Seguro para Placa Solar?

Assim como qualquer seguro, a contratação da apólice garante mais segurança e tranquilidade, pois caso ocorra algum incidente, como incêndio, raio, vendaval, roubo, furto ou danos aos equipamentos, a seguradora será acionada para tomar as medidas necessárias e efetivar a indenização.

seguro_placa_solar

Quais coberturas do Seguro para Placa Solar?

  • – Danos elétricos;

Seguro Residencial cobre Placa Solar?

Você pode optar pela modalidade específica do Seguro para Placa Solar ou o Seguro Residencial com a inclusão da cobertura da placa solar. O valor não muda muito de um tipo de seguro para outro, mas no caso do Seguro Residencial a vantagem é que você protege seu sistema de placa solar e sua residência ao mesmo tempo. Quer saber quanto custaria um seguro na sua residência ou empresa? Clique aqui e cote no nosso formulário rápido.

Poolseg Corretora de Seguros: as melhores opções de Seguro para Placa Solar

Se você pretende investir na geração de energia solar e quer proteger o investimento feito na sua residência ou empresa, a Poolseg Corretora de Seguros trabalha com as maiores seguradoras do país para oferecer as melhores propostas, condições e benefícios.

Fale com um dos nossos corretores no Whatsapp.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *