Seguro para Bicicleta: você conhece as principais coberturas?

Seguro para Bicicleta: você conhece as principais coberturas?
Compartilhe

Você sabia que existem mais bicicletas do que carros no Brasil? De acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são 50 milhões de bikes contra 41 milhões de automóveis. Números que também justificam o fortalecimento do mercado de Seguro para Bicicleta.

Levando em consideração o valor e o uso da sua magrela, a possibilidade de proteger esse bem é interessante. Assim, o Seguro para Bicicleta é a melhor maneira de garantir que você e sua bike estejam protegidos contra diversos tipos de eventos.

Com diferentes opções no mercado, é importante analisar não apenas o valor do seguro, mas as características que ele traz e os tipos de proteção que oferece.

O que é o Seguro para Bicicleta?

O Seguro para Bicicleta é uma apólice de seguro específica feita apenas para bicicletas, que podem cobrir perdas, danos, responsabilidades ou até pagamentos médicos. Como o Seguro Auto, o Seguro para Bicicleta é um seguro independente que cobre não apenas a sua bicicleta contra danos, mas também contra roubo e responsabilidades.

Mas, atenção! Existem algumas apólices de Seguro Residencial que podem proteger sua bicicleta contra roubo, porém é importante pedir essa cobertura adicional, o que provavelmente haverá um custo adicional. E essa cobertura, normalmente, protegerá o bem apenas dentro da residência.

Há diferenças entre Seguro para Bicicleta e Seguro para Ciclista?

Embora ambos sejam relacionados à bicicleta e à proteção do ciclista, eles diferem em suas coberturas e finalidades específicas:

Seguro para Bicicleta: oferece proteção financeira contra danos ou roubo da bike, e coberturas para danos a terceiros causados pelo ciclista enquanto pedala.

Seguro para Ciclista: pode se referir a um seguro de vida, saúde ou acidentes pessoais que oferece proteção financeira ao ciclista em caso de lesões ou morte em acidentes de bicicleta, independentemente de quem foi o culpado. É especialmente indicado para quem participa de competições, ciclistas profissionais ou aqueles que usam a magrela como meio de transporte.

Quer mais tranquilidade? Conheça as principais coberturas

Enquanto as bicicletas para Mountain Bike costumam ser mais equipadas e caras, as urbanas ou de passeio têm um preço mais em conta. Por isso, existem coberturas adequadas para os mais diferentes modelos e bolsos:

Roubo e furto: provavelmente, a cobertura mais conhecida pelas pessoas é a que protege contra roubos e furtos qualificados, isto é, em que ocorre a destruição/rompimento de um obstáculo ou em cuja ação tenha sido empregado violência ou grave ameaça.

Danos acidentais: essa cobertura protege contra danos acidentais que possam acontecer com a bicicleta, como prejuízos oriundos de quedas, colisões, incêndios, inundações ou até mesmo vandalismo.

Cobertura de responsabilidade civil: os seguros podem oferecer coberturas de Responsabilidade Civil, que são importantes em casos de acidentes e danos materiais ou corporais causados a terceiros durante a pedalada.

Danos elétricos: no caso das bikes elétricas essa cobertura é superinteressante, pois cobre os danos causados ao equipamento por conta de oscilações de energia, como descargas elétricas e curto-circuito.

Acessórios: dentro das coberturas adicionais, é possível encontrar a direcionada para acessórios e equipamentos de proteção, como: ciclocomputador, velocímetro digital, GPS, hodômetro, entre outros.

Assistência 24 horas: algumas seguradoras também oferecem serviços de assistência 24 horas, o que pode ser muito útil para resolver eventuais problemas, como: reparo de câmaras de ar, troca de correntes e coroas, substituição e regulagem de manetes de freios e cabo de aço, transporte do segurado e sua bike em caso de quebra ou acidente (limitado a 50 km, na maioria das vezes), entre outros.

É possível fazer o seguro sem nota fiscal?

Há seguradoras que não exigem a nota fiscal, mas são necessárias evidências para comprovar a aquisição do modelo, como um recibo de compra e venda, transferência bancária, entre outras formas. Com a comprovação efetivada, basta realizar a vistoria e aguardar a avaliação por um especialista.

Como funciona o Seguro para Bicicleta Elétrica?

O Seguro para Bicicleta Elétrica é uma opção cada vez mais procurada pelos ciclistas que desejam proteger seu meio de transporte e seu investimento. Há coberturas para roubo, furto, danos causados por acidentes e até mesmo responsabilidade civil em caso de acidentes envolvendo terceiros. Alguns seguros também oferecem cobertura para peças e acessórios, como a bateria, o motor elétrico e o carregador.

Quanto preciso investir?

Essa é uma variável, pois o montante a ser pago pelo Seguro para Bicicleta depende do valor da bike, modalidade, coberturas contratadas e a seguradora.

A Poolseg Corretora de Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país e conta com profissionais experientes para ajudá-lo a encontrar o seguro mais adequado as suas necessidades.

Nos chame no WhatsApp e conheça as melhores opções em seguros para proteger o seu bem e o da sua família.

seguro
banner

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *