Vale a pena comprar Carro Elétrico no Brasil?

Vale a pena comprar Carro Elétrico no Brasil?
Compartilhe

Os Carros Elétricos vêm se tornando, nos últimos anos, prioridades em alguns países e ganhando mais força também no mercado brasileiro. Porém, por aqui, ainda pesam os desafios para o aumento da frota, o que torna este tipo de veículo bem mais caro em comparação aos convencionais, e para a estruturação das cidades a fim de atender essa nova demanda. Diante desta realidade, será que vale a pena comprar um Carro Elétrico no Brasil?

Entre as ações que poderiam mudar esse cenário, segundo especialistas do setor, estariam mais incentivos e benefícios fiscais para a fabricação de veículos elétricos no Brasil, pois estimularia a produtividade em todo o território nacional e, posteriormente, aqueceria o mercado.

Para quem está em dúvidas se vale a pena apostar neste investimento, preparamos este artigo que abordará como um Carro Elétrico funciona, as principais vantagens e desvantagens dos modelos e como funciona o Seguro.

Como os veículos eletrificados funcionam?

Enquanto os veículos tradicionais dependem de combustíveis fósseis para funcionar, os Carros Elétricos operam a partir de baterias recarregáveis, que fornecem a energia para colocar o automóvel em movimento, assim como acionar os demais recursos, como vidros elétricos, ar-condicionado, faróis, entre outros.

Portanto, os Carros Elétricos funcionam através da corrente elétrica e dependem do trabalho conjunto de quatro itens:

– Bateria recarregável que armazena a energia elétrica;

– Inversor para converter a corrente elétrica em corrente alternada;

– Motor de indução para fazer o carro funcionar;

– Sistemas de recuperação de energia para garantir o pleno funcionamento do veículo.

carro_eletrico4

Quais as principais vantagens dos Carros Elétricos?

Sustentabilidade: o veículo movido à bateria não libera gases tóxicos na atmosfera, contribuindo com a redução dos poluentes.

Eficiência: a performance dos modelos elétricos chega em até 95% de eficiência. A expressiva performance garante uma direção sem muitos empecilhos e em segurança.

Manutenção: os Carros Elétricos têm baixo custo de manutenção, pois o motor dispensa trocas de óleo, água ou correias, por exemplo, não tendo a necessidade de utilizar outras peças.

Economia: a economia da bateria elétrica pode chegar a 90% em comparação ao motor combustível comum. Considerando as oscilações nos preços dos combustíveis, o investimento pode ser mais vantajoso a longo prazo.

Silencioso: por não terem um motor à combustão, o funcionamento dos modelos elétricos é quase que imperceptível, contribuindo para diminuir a poluição sonora.

Menos impostos: os modelos elétricos também têm custos menores em relação a alguns impostos, como o IPVA. Além disso, o Imposto de Importação foi zerado em 2014 pelo governo federal.

Quais as desvantagens dos Carros Elétricos?

Preço: o preço dos veículos elétricos ainda é um desafio no Brasil, apesar dos benefícios fiscais de produção. O que mais pesa, atualmente, é o alto custo de fabricação da bateria.

Autonomia: percorrer distâncias como, por exemplo, do Rio de Janeiro a São Paulo fica inviável sem que haja, pelo menos, uma recarga de bateria, que pode durar muitas horas. Assim, os modelos elétricos ainda estão muito restritos às áreas urbanas.

Recarga de bateria: as baterias dos Carros Elétricos demandam muitas horas para serem recarregadas e ainda é necessário ampliar a infraestrutura capaz de atender a demanda com facilidade e praticidade. No Vale do Taquari, na região central do Rio Grande do Sul, a cooperativa gaúcha de energia, Certaja, anunciou um investimento de R$ 800 mil para a construção de três eletropostos na BR-386, nas cidades de Tabaí, Montenegro e Paverama, com previsão de inauguração ainda em 2023.

Poucos modelos disponíveis: as opções de veículos no mercado ainda são relativamente baixas, o que não contribui com a popularização dos modelos.

Seguro para Carros Elétricos

A aquisição de um bem de alto valor também traz a necessidade de buscar um Seguro para protegê-lo. Você sabe como funciona o Seguro para Carros Elétricos?

Os planos básicos ainda são os mesmos oferecidos para veículos à combustão. A principal diferença é que existem assistências e coberturas exclusivas, como:

– Cobertura para cabos de carregamento;

– Socorro em casos de falta de bateria ou carga;

– Oficinas especializadas em elétricos;

– Pontos de recarga gratuita nos Centros Automotivos das seguradoras;

– Cobertura para wallbox.

Basta contratar o Seguro como você sempre fez e escolher as coberturas e assistências adicionais de acordo com sua necessidade.

Quer saber mais? Fale com a Poolseg Corretora de Seguros e tenha mais tranquilidade e comodidade para curtir o carro novo com a sua família!

As Pessoas Com Deficiências PCD

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *