O que é Responsabilidade Civil Familiar?

O que é Responsabilidade Civil Familiar?
Compartilhe

A cobertura de Responsabilidade Civil Familiar (RCF) é comercializada como um adicional no Seguro Residencial, mas também pode ser contratada individualmente. Seu objetivo é garantir tranquilidade financeira para imprevistos que envolvam terceiros.

Então, se um vaso cair da varanda da sua casa e atingir uma pessoa, ou seu filho quebrar a vidraça do vizinho é possível utilizar o Seguro?

A RCF assegura reparos aos danos causados a terceiros, por negligência ou imprudência do segurado e seus dependentes. Trata-se de uma cobertura que vai além dos planos básicos e contra roubos e furtos de bens.

Afinal, o que é Responsabilidade Civil Familiar?

Com a Responsabilidade Civil Familiar o contratante fica assegurado de incidentes que não foram necessariamente causados por alguém, como um vazamento que danifica o imóvel vizinho. A cobertura inclui ainda os acidentes provocados por animais domésticos e empregados domésticos.

A RCF é acionada quando a vítima exige reparação para cobrir despesas médicas ou materiais. Para tanto é necessário um acordo extrajudicial entre ambas as partes ou uma decisão judicial que atribua ao segurado a responsabilidade por arcar com os gastos decorrentes do incidente.

Em todos os casos a seguradora deve ser avisada com antecedência sobre as negociações e estar de acordo com o acerto.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Corretora de Seguros Poolseg, pelo e-mail poolseg@poolseg.com.br ou fale conosco clicando no banner abaixo.

Como conseguir a indenização?

Para conseguir a indenização é preciso apresentar alguns documentos como:
• Boletim de ocorrência;
• Orçamentos para o reparo de bens materiais;
• Documento de identificação do terceiro que será indenizado;
• Comprovação do atendimento médico (em caso de lesão);
• Comprovante de propriedade.

Lembrando que o limite da cobertura RCF é o mesmo da apólice do Seguro Residencial.

Qual a importância do Seguro
Responsabilidade Civil Familiar ?

O Seguro de Responsabilidade Civil Familiar é muito importante no que diz respeito à fácil resolução de problemas, pois diminui os pedidos de intervenção do poder judiciário, dá mais liberdade de ação aos envolvidos e garante um ambiente de civilidade.

Por ser um adicional do Seguro Residencial, a RCF junto do seguro de roubos e furtos é considerada um dos pacotes mais completos, pela quantidade e variedade de coberturas.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre o Seguro RCF?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seu seguro residencial.