5 dúvidas sobre o RC Profissional

5 dúvidas sobre o RC Profissional
Compartilhe

Descubra os pontos principais sobre o Seguro de Responsabilidade Profissional antes de contratar o serviço


Produzido por: Estúdio A Hora / Jéssica R. Mallmann

Quando você trabalha diretamente com pessoas, está sujeito a cometer erros. Ainda que sua empresa trabalhe com o máximo de cuidado e atenção, o ideal é contratar o seguro de responsabilidade profissional para assegurar os danos a terceiros e evitar prejuízos financeiros em razão de processos judiciais.

A Poolseg separou as cinco principais dúvidas sobre o RC Profissional para te ajudar a entender melhor como funciona o contrato desta apólice.

1 – O que é o RC Profissional?

É o seguro que protege o profissional contra eventuais prejuízos em ações judiciais. Ou seja, ele garante o pagamento quando ocorre condenação e indenização financeira a um cliente ou paciente, por ato de negligência, imperícia e imprudência.

De modo geral, o RC Profissional prevê o pagamento até o limite de indenização da cobertura contratada. A indenização está prevista em lei, no Código de Defesa do Consumidor Art. 14, §4º.

CDC – Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990


Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.


Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

——§ 4º A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.

2 – Quem pode contratar o seguro de responsabilidade profissional?

Os profissionais liberais são os principais usuários do seguro de responsabilidade civil profissional. Isto inclui engenheiros, advogados, médicos, dentistas e contadores.

Na área da saúde, os obstetras, cirurgiões e ortopedistas são os principais contratantes do serviço. Mas diferentes profissões podem aderir ao seguro, basta analisar o custo-benefício para sua rotina de trabalho.

3 – Existe limite de cobertura?

Não há uma regra, pois o limite pode variar conforme o contrato de apólice e/ou seguradora contratada. Atente-se as cláusulas e os benefícios de cobertura.

4 – O seguro evita processos?

Ter RC Profissional não o impede de ser processado. O seguro é apenas uma garantia de indenização monetária, não uma proteção contra processos.

5 – Recém formados podem contratar o seguro?

Não importa o tempo de formação, o RC Profissional pode ser contratado a qualquer momento, para garantir tranquilidade e segurança a você e seu cliente.





Compartilhe