Por que contratar o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

Por que contratar o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?
Compartilhe

Todos estamos sujeitos, em nossas profissões, a eventuais falhas que podem gerar, sem intenção, algum dano a outras pessoas. É exatamente para isso que serve o Seguro Responsabilidade Civil (RC) Profissional: cobrir erros provocado pelo segurado a terceiros, garantindo que a situação não cause maiores prejuízos financeiros e à imagem do profissional.

Assim, a contratação do Seguro Responsabilidade Civil Profissional é uma prevenção a possíveis prejuízos causados por ações de responsabilidade do segurado que possam causar danos não intencionais a outras pessoas. Essa cobertura traz tranquilidade para que o segurado exerça a sua profissão e se concentre no seu negócio, além de proteger seu patrimônio e garantir recursos para restituir a sua imagem.

Como funciona?

Para entender melhor sobre esse tipo de cobertura, imagine a seguinte situação: ao prestar atendimento a um paciente, um dentista comete uma falha não intencional que resulta em um dano corporal. De acordo com a lei, essa pessoa tem direito a ser reparada e pode requerê-lo na Justiça.

Se o profissional que cometeu o erro estiver amparado por um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, ele será reembolsado pelos gastos relacionados com a sua defesa no processo e, caso seja responsabilizado ou faça um acordo autorizado pela seguradora, terá garantido o pagamento da indenização.

Quais as principais modalidades desse seguro?

O Seguro Responsabilidade Civil Profissional pode ser contratado de forma individual ou coletiva (associações de classe ou sindicatos). São duas as modalidades mais conhecidas:

– Erros ou Omissões: é voltada para profissionais liberais e também costumam ser oferecidos seguros específicos voltados para determinadas profissões. As apólices desta categoria garantem proteção contra reclamações de erros ou omissões culposas na prestação de serviços profissionais pelo segurado dentro do âmbito definido em contrato.

-Executivos: faz referência a administradores e diretores. Essa modalidade pode ser contratada, por exemplo, por empresas em benefício de pessoas físicas que exerçam cargos de administração ou gestão executiva. Nesse caso, a seguradora garante o pagamento e/ou reembolso de perdas indenizáveis decorrentes de reclamações apresentadas contra o segurado em razão de atos danosos pelos quais ele seja civilmente responsabilizado.

Seguro de Responsabilidade Civil

Coberturas básicas:

  • Dano decorrente de negligência, imperícia ou imprudência;
  • Dano moral resultante de risco coberto pelo seguro;
  • Honorários advocatícios e custos judiciais relacionados ao processo e à defesa do segurado;
  • Ato doloso de funcionários;
  • Custos de defesa administrativa, civil e criminal;
  • Prejuízos financeiros e/ou lucros cessantes de terceiros, desde que resultantes de danos cometidos pelo segurado.

O que o Seguro Responsabilidade Civil Profissional não cobre?

Atos dolosos, ou seja, ações ou omissões voluntárias pelo segurado não são cobertas pelo seguro. Isso significa que falhas intencionais não serão consideradas.

Ficou com alguma dúvida sobre Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

Clique no banner abaixo e fale com um dos consultores da Poolseg Corretora de Seguros agora mesmo!


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *