Cobertura rc familiar: tranquilidade para imprevistos com terceiros

Cobertura rc familiar: tranquilidade para imprevistos com terceiros
Compartilhe

Um seguro residencial, em geral, protege o imóvel de incêndio, vendaval, danos elétricos, queda de aeronave, entre outros sinistros. Mas, além do plano básico, é possível contratar a Responsabilidade Civil Familiar (RCF), ou cobertura rc familiar, que garante indenização à vítima por danos causados pelo segurado, cônjuge e dependentes. Também vale para empregados da casa ou outras pessoas que vivam no ambiente.

A cobertura é válida para danos físicos ou materiais, desde que tenham acontecido de forma involuntária, sendo por imprudência ou negligência. Danos causados por animais domésticos também ficam cobertos. O limite da indenização varia e será acordado na hora da contratação do adicional de cobertura rc familiar.

Exemplos de situações cobertas:

  • O filho estava jogando bola na rua e chutou direto na janela do vizinho, quebrando a vidraça;
  • Seu cão escapa e morde a mão do vizinho;
  • Você viaja, acontece um problema no encanamento da sua casa, alaga a garagem do vizinho e gera prejuízos.

Nessas situações, os gastos com médicos ou para consertar o local danificado seriam pagos por meio da cobertura de RCF. É uma forma de estar protegido contra imprevistos e prejuízos financeiros.

Cotação de seguro automotivo

Como conseguir a indenização?

Para conseguir a indenização é preciso apresentar alguns documentos, como:

  • Boletim de Ocorrência;
  • Orçamentos para o reparo de bens materiais;
  • Documento de identificação do terceiro que será indenizado;
  • Comprovação do atendimento médico (em caso de lesão);
  • Comprovante de propriedade.

A RCF é acionada quando a vítima exige reparação para cobrir despesas médicas ou materiais. Para tanto, é necessário um acordo extrajudicial entre as partes ou uma decisão judicial que atribua ao segurado a responsabilidade por arcar com os gastos decorrentes do incidente.

Em todos os casos, a seguradora deve ser avisada com antecedência sobre as negociações e estar de acordo com o acerto.

Mais tranquilidade!

Contratar um seguro para proteger a sua residência e as pessoas que vivem nela é imprescindível para viver com muito mais tranquilidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), realizada em 2021, existem pouco mais de 10 milhões de apólices de seguro residencial no Brasil, esse número corresponde a cerca de 14,6% dos domicílios espalhados pelo país. Essa taxa é maior se considerarmos os estados do Sul e Sudeste, chegando a 21,9%.

Em caso de dúvida sobre o Seguro Residencial e a cobertura rc familiar, entre em contato com a Poolseg Corretora de Seguros, pelo e-mail poolseg@poolseg.com.br ou fale conosco clicando no banner abaixo.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre seguro contra inundações?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *