Valores do Seguro Auto disparam. Confira dicas para economizar

Valores do Seguro Auto disparam. Confira dicas para economizar
Compartilhe

Os motoristas que optam por fazer um seguro auto ou precisam renová-lo estão sendo surpreendidos com a disparada nos valores das apólices. Apenas no primeiro semestre deste ano, a elevação é de mais de 25,8%, quase sete vezes a inflação do período (3,85%). Nos últimos 12 meses, em média, os preços subiram 32,45%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A alta no valor dos veículos usados e zero-quilômetro, o aumento do uso do seguro e a pandemia são apontados como principais razões para o encarecimento do serviço.

Tabela Fipe

O valor do seguro é calculado com base no valor do carro na tabela Fipe, que traz os preços médios anunciados pelos vendedores (de usados e novos). Em 2021, os valores da Fipe aumentaram, em média, 40%, o que gerou um prejuízo para as seguradoras, já que precisam indenizar o cliente que usa o seguro com base na tabela do dia do sinistro.

Pandemia

Com a pandemia de coronavírus montadoras de todo o mundo também tiveram dificuldade de manter a produção de carros novos pela falta de semicondutorespeças básicas para a fabricação dos carros. Isso limitou a produção e diminuiu a quantidade de carros novos nas concessionárias. Com a escassez, os usados passaram a ser mais buscados e, consequentemente, ficaram mais caros.

Indenizações crescem

O uso do seguro encareceu os custos. Conforme a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o total pago em indenizações subiu 41,3%, chegando a R$ 7,2 bilhões no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme os carros voltaram a circular pelas ruas, a sinistralidade voltou a subir. Ao mesmo tempo, porém, a receita com seguros de carros cresceu bem menos.

Cotação de seguro automotivo

Preços devem continuar altos

A expectativa para o início da normalização dos preços, segundo especialistas, é a partir de outubro deste ano. Mas a queda deve começar a ser percebida somente depois do primeiro semestre de 2023 em razão da instabilidade provocada pela inflação e pelo fato de estarmos em ano eleitoral, que causa uma série de incertezas políticas e econômicas. Um cenário mais positivo também dependerá do comportamento externo, principalmente com a normalização da oferta de peças para produção de veículos novos. 

Como conseguir desconto?

  • Negociar com as seguradoras pode ser uma das primeiras medidas. A Poolseg Corretora de Seguros conta com profissionais qualificados e experientes no ramo para garantir que você tenha seus bens segurados, dentro de valores justos. A empresa também se destaca pelo atendimento ágil e assertivo nos momentos que o cliente mais precisa.
  • Outra sugestão é contar com um seguro adequado às necessidades do contratante, incluindo apenas o que faz sentido para a rotina. Apólices com cobertura compreensiva são melhores opções, pois cobrem os principais sinistros, como acidentes, roubos, furtos e incêndios, entre outros.
  • Quem precisa renovar o seguro pode contar com o desconto do bônus da apólice, que representa até 30% menos no valor, sendo o percentual aplicado sobre o seguro novo do ano. A cada ano que o segurado fica com o seguro, ele sobe de nível com o bônus. Isso tem a ver com a quantidade de vezes que usou o prêmio do seguro. Se a pessoa bate o carro, por exemplo, volta uma classe no nível do bônus.

Leia também

Ficou com alguma dúvida sobre valores do seguro auto?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!

seguro cobre para-brisa quebrado

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *