Como economizar gasolina com câmbio automático?

Como economizar gasolina com câmbio automático?
Compartilhe

É cada vez maior o número de motoristas que opta por veículos com câmbio automático. Segundo especialistas, até o final desta década mais de 90% da frota disponível no mercado brasileiro estará equipada com a tecnologia. Mas, em tempos em que o preço dos combustíveis está nas alturas e assusta os condutores, como economizar gasolina com câmbio automático?

Não é novidade que carro com câmbio automático consome mais combustível que outro com transmissão manual. A justifica, em geral, deve-se ao sistema de caixa que trabalha em alta rotação, tanto em estradas quanto em cidades, o que tende a levá-lo a consumir até 15% a mais em relação aos veículos manuais.

Dicas para gastar menos

Nesse caso, o maior gasto de combustível pode ser compensado evitando: dirigir em alta velocidade, realizar ultrapassagens que exijam mais do motor ou acelerar o veículo abruptamente. Outra dica que ajuda a economizar combustível é utilizar a posição “N” (Neutro) quando estiver parado em um congestionamento.

De olho no fluido de caixa

Ainda no quesito economia de combustível, um ponto que muitos não se atentam é em relação ao óleo da caixa automática, conhecido como ATF, ou fluido de transmissão automática, que é específico para esse tipo de câmbio. Ele tem como funções proteger as engrenagens e outras peças contra desgastes e corrosão, lubrificar a caixa e transmitir força no conversor de torque e gerar energia para acionamento de embreagem e freio.

De acordo com o Comitê Técnico da Associação Brasileira dos Fabricantes de Aditivos (Abrafa), o correto uso dos ATFs ajuda os carros com câmbio automático a consumirem menos. As transmissões automáticas mais modernas utilizam ATFs com viscosidades cada vez mais baixas, fator que influencia no menor gasto de combustível. A menor viscosidade de fluido reduz o consumo de energia para realizar o movimento dos componentes internos da transmissão, o que significa menores perdas e maior eficiência do sistema.

Cotação de seguro automotivo

Custo de manutenção

Outro ponto importante quando o quesito é custo/benefício é o cuidado com a manutenção. Ela requer mão de obra especializada e os custos tendem a ser elevados em caso de reparo. Também exige troca periódica dos filtros e do óleo do câmbio. Por isso, é sempre importante consultar o manual do proprietário do seu veículo para conferir prazos de troca, além da especificação correta do ATF.

Alerta no painel

Quando a luz da transmissão acende no painel, é preciso agir com rapidez, pois o alerta mostra que a caixa está funcionando parcialmente. A melhor ação é estacionar o carro e solicitar que seja rebocado para uma oficina especializada.

Saiba mais:

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o crescimento  da procura pelos modelos com câmbio automático está ligado a diferentes fatores:

  • Busca por mais conforto;
  • Crescimento do consumo de veículos de maior valor agregado (SUVs, por exemplo);
  • Queda na compra de carros mais populares.

Leia também

Ficou com alguma dúvida sobre como economizar gasolina com câmbio automático?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!

seguro cobre para-brisa quebrado

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *