Como estar seguro no dia a dia

Como estar seguro no dia a dia
Compartilhe

Falar sobre seguro residencial é falar da segurança durante a rotina. E um dos assuntos que intimida muitas pessoas é a incidência de assaltos à moradias.

Produzido por: Estúdio A Hora

Ter a casa ou o local de trabalho invadido por criminosos gera muita tensão. Por isso, ao andar pelas ruas é comum encontrar ambientes protegidos com cercas elétricas, câmeras de segurança e alarmes. No entanto, mesmo com todos os recursos, conter a ação dos bandidos é um desafio. Conversamos com o segurança Maichel Roger Kaefer, do Grupo Protemax, para saber como evitar surpresas indesejadas.

A maioria dos assaltos, segundo Maicon, ocorre na chegada ou saída de casa. “Poucas pessoas têm o cuidado necessário e, muitas vezes, é em um pequeno deslize que tudo acontece”, comenta. Com 25 anos de experiência no ramo de proteção e mais de 160 clientes pela região, o segurança afirma que no Vale do Taquari os roubos e furtos são frequentes e Lajeado é uma das cidades com maior incidência.

A correria do dia a dia é um dos fatores que gera oportunidades para a ação dos criminosos e não importa a idade, todos correm o risco. Uma chave esquecida na porta, uma janela aberta, um portão que não fechou direito… todos são fatores que colaboram para o risco.

Ainda que muitas pessoas utilizem alarmes residenciais, câmera de segurança ou possuam cães de guarda para tornar a casa mais segura, Maicon conta que estes elementos “apenas inibem os assaltos, mas é a conduta humana, o cuidado e atenção nas ações que vai evitar os fatores surpresas”.

Confira 8 dicas básicas para aumentar a segurança da sua residência.(

  • Antes de entrar em casa, observe as proximidades e certifique-se que não há pessoas estranhas por perto;
  • Certifique-se que todos os portões foram fechados, inclusive os eletrônicos;
  • Ao viajar, comunique parentes e vizinhos para verificarem a residência;
  • Não deixe jornais e correspondências a mostra quando sair de férias;
  • Oriente crianças e empregados a não aceitar visitas de pessoas estranhas ou não autorizadas;
  • À noite, deixe pelo menos uma lâmpada acessa na área de maior risco da residência;
  • Se o seu condomínio ou rua possuir serviço de segurança, acione a equipe toda vez que retornar para casa;
  • Na perda de chaves, troque o segredo das fechaduras.

Cobertura contra roubo/ furto

Os seguros residenciais contam com uma cobertura adicional específica para cobrir perdas em eventos de roubo ou furto. Antes de contratar a proteção para sua casa é preciso consultar uma corretora de seguros e informar-se sobre todos as coberturas disponíveis para serem contratadas na apólice do seguro residencial.

Na contratação do seguro residencial com cobertura contra roubo e furto é definido um limite máximo de indenização, que deve ser calculado de acordo com o valor do itens que estão na residência e que possam ser levados em caso de roubo. Geralmente são considerados equipamentos eletrônicos de maior valor como televisões, computadores, video-games e afins.

Os pacotes adicionais deixam a residência ainda mais segura e representam maior proteção por um pequeno acréscimo no valor da apólice. Na Poolseg a equipe está preparada para auxiliar na escolha do melhor seguro residencial. Faça um cadastro e aguarde o contato dos nossos especialistas para tirar todas suas dúvidas.

Como solicitar a indenização em caso de roubo/furto residencial?

Para pedir a indenização no caso de roubo ou furto, o primeiro passo é entrar em contato com a sua correta de seguros, por telefone ou e-mail para que o processo de sinistro seja aberto na seguradora. Em seguida, é necessário juntas os documentos solicitados. Normalmente são necessários dados pessoais, o boletim de ocorrência policial (BO), e notas fiscais do itens roubados. Na Poolseg temos uma área de sinistros especializada em prestar todo o auxílio necessário para o processo de sinistro transcorrer da melhor forma possível.

Um ponto importante nos sinistros de roubo, é que necessário haver algum vestígio que comprove o arrombamento da residência. Não estão cobertos itens que ficam ao ar livre ou que não estejam devidamente protegidos. Um ponto de atenção também é que estão excluídas quantias em dinheiro ou jóias.

É importante destacar também que, ao solicitar a indenização, algumas seguradoras levam em conta a depreciação dos objetos pelo tempo de uso, que leva em conta a perda de valor do bem ao longo do tempo. Contate seu corretor e saiba como proceder com tranquilidade.


Compartilhe