O que é uma apólice de seguro?

O que é uma apólice de seguro?
Compartilhe

Entenda para o que este documento serve e quais os seus principais tipos

Conhecido por ser o principal documento do seguro de um automóvel, a apólice é o único item que garantirá o seu direito ao seguro contratado, além dos comprovantes de pagamento.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda se perguntam o que é uma apólice de seguro? Em outras palavras, a apólice de seguro é um contrato formal entre a seguradora e o segurado, em que ocorre um acordo entre as partes.

Neste acordo consta a cláusula do seguro, como detalhes do plano, tipo de cobertura e adicionais, valor do prêmio, entre outros, ou seja, os riscos, garantias e valores que o segurado e a seguradora assumiram ao assinarem o documento.

Para que serve uma apólice de seguro?

A partir do momento em que você adquire um bem, o ideal é que você entre em contato com uma corretora como a Poolseg e coloque este bem junto a uma seguradora, com a intenção de preveni-lo contra eventuais riscos a longo prazo.

Como exemplo pode-se destacar a compra de um carro, que certamente estará vulnerável a roubos e furtos, além de poder sofrer pequenas avarias por conta do aumento considerável de veículos nas ruas.

Estes fatores nos fazem crer que contratar uma apólice de seguros é praticamente indispensável. E de fato é. Esta apólice de seguro proporciona uma cobertura que protege você e seu bem caso eventos negativos aconteçam, o que oferece tranquilidade e segurança para todos os envolvidos.

Na Poolseg o atendimento ao segurado é diferenciado. “Nós damos o suporte para todo o serviço de acionamento e acompanhamento tanto do segurado como do terceiro lesado até que tudo seja resolvido, inclusive, com suporte jurídico caso necessário”, relata o gerente operacional da Poolseg, Josenei Magalski.

Caso você ainda não tenha um seguro auto, simule agora mesmo o preço por meio da cotação online no formulário da Poolseg Corretora de Seguros.

Documento online

Com o avanço da tecnologia, hoje é possível ter acesso a apólice de seguro de forma digital, não havendo a necessidade de ter o documento impresso disposto no carro. “A apólice digital tem o mesmo valor daquela que era enviada via correio e que acompanhava o cartão com os dados da seguradora”, explica Magalski.

Já o cartão é indispensável quando a corretora contratada não disponibiliza uma área de atendimento 24 horas. Desta forma, o cliente precisa entrar em contato e acionar a seguradora em casos de sinistro, diferente da Poolseg, que disponibiliza atendimento 24 horas, sete dias por semana.

O que é o prêmio do seguro?

O prêmio que consta na apólice do seguro auto é o valor que o segurado paga à seguradora para transferir a ela o risco relativo ao seu bem. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.

O valor do prêmio, será fixado pela seguradora a partir das informações sobre o bem e, em geral, sobre o condutor, isso no caso de seguro auto.

Quais são os tipos de apólice de seguro?

Apólice individual ou coletiva

Na individual, os contratos são feitos no nome de somente um contratante. Já a coletiva é aquela na qual o contrato de seguro é feito por empresas ou associações em nome de diversas pessoas.

Apólice de seguro compulsório ou facultativo

Há seguros obrigatórios, como o DPVAT, nos quais não é possível discutir tal contratação. Isso porque se trata de algo compulsório, ou seja, o segurado é obrigado a efetuar o contrato de seguro.

O seguro facultativo, por sua vez, está relacionado aos contratos privados que a pessoa escolhe por livre e espontânea vontade.

Apólice aberta ou fechada

A apólice aberta pode ser modificada de acordo com as necessidades dos segurados. Assim, são admitidas novas inclusões ou exclusões de pessoas e/ou de bens.

Por outro lado, na apólice fechada, tudo fica definido desde o momento da contratação. Isto é, não se permitem quaisquer mudanças.


Compartilhe