Itens que impactam no preço do seguro do seu automóvel

Compartilhe

Algumas características do veículo e do perfil do principal condutor impactam diretamente sobre o preço do seguro. As seguradoras calculam o prêmio do seguro com base em análises estatísticas que indicam a probabilidade de determinado perfil ter algum sinistro durante a vigência.

Nos mais de 20 anos de experiência da Poolseg, percebemos alguns itens que tem um impacto mais significativo sobre o valor do prêmio. Confere aí:

Valor do carro
Quanto mais alto o preço do veículo, maior a indenização máxima que a seguradora precisará pagar em caso de sinistro, elevando por consequência, o prêmio do seguro;

Índice de sinistros
Alguns carros são mais visados por assaltantes e passíveis de serem roubados. Se isso ocorrer, a seguradora precisará cobrir o valor integral do carro.

Mecânica
Carros mais antigos, importados ou esportivos exigem um valor maior para conserto, em caso de sinistro, por conta da dificuldade em encontrar peças no mercado.

Local de circulação do veículo
Se o veículo circula por um local onde os índices de roubo são elevados, tende a aumentar o valor do seguro. Os dados são considerados a partir do CEP de cada condutor;

Garagem ou rua
Se o veículo passa a noite em uma garagem é mais seguro do que na rua, o que diminui o risco de ser roubado e do seguro precisar ressarcir o sinistro;

Distâncias
Se a média de quilômetros mensais for elevada, também é parâmetro para influenciar no valor, já que o veículo fica mais tempo exposto a riscos;

Idade
Quanto mais novo o condutor, mais caro o seguro. Isso está associado ao índice de sinistros, que são maiores em jovens e menores para pessoas mais velhas.

Aliança e gênero
Dados comprovam que solteiros batem mais o carro do que os casados. E os homens se acidentam mais do que as mulheres! Esses fatores também influenciam no valor

Tempo de habilitação
De forma geral, motoristas mais experientes se envolvem em menos acidentes, quando comparados com pessoas com pouco tempo de habilitação.

Sistemas
Alarmes, bloqueadores e rastreadores ajudam a evitar furtos, além de auxiliar na recuperação dos veículos. Por isso, quem tem esses equipamentos poderá ter descontos no seguro.

Condução
Na hora da cotação, é preciso informar quem serão os condutores do carro a ser segurado. Um pai com filho jovem, que também dirige o veículo, pode pagar muito mais no seguro, por exemplo.


Compartilhe