E agora, qual seguro residencial escolher?

Compartilhe

Dicas de seguro residencial

Ao contratar os serviços da seguradora, proprietários podem optar por coberturas de imóvel básicas ou adicionais

Contratar um seguro residencial significa trazer comodidade e segurança para sua família. Mas para ter o resultado esperado é preciso saber como funciona e qual a melhor opção de cobertura para o seu imóvel. De acordo com a gerente da Poolseg, Cristina Wahlbrink, a contratação de seguros desta modalidade tem crescido cada vez mais, como mostraremos infográfico nesta matéria. Siga lendo e confira!

Os seguros residenciais protegem a estrutura e o conteúdo da casa ou apartamento, e estão disponíveis para o meio urbano, rural e residências de veraneio. Em todos os casos o corretor de seguros é o profissional mais indicado para orientar qual cobertura contratar.

Ao optar pelo seguro residencial, com a cobertura básica o proprietário estará assegurado contra incêndios, raios e explosões de qualquer natureza. Há pacotes personalizados, chamados de coberturas adicionais, em que o plano pode ser complementado. A opção de Responsabilidade Civil Familiar, também conhecido como RC Chefe de Família, por exemplo, indeniza danos causados a terceiros pelo segurado, cônjuge, filhos menores e animais domésticos.

O plano básico também pode ser complementado com opções contra vendavais, queda de aeronaves, impacto de veículos, perda e pagamento de aluguel, roubo ou quebra de vidros. “Além destas, os seguros residências oferecem a possibilidade de contratar serviços de assistência domiciliar, também chamados de “Assistência 24h”, explica Cristina. Estes pacotes são utilizados para situações emergenciais mais comuns, quando é necessário chamar um encanador, chaveiro ou eletricista

Mesmo com o crescimento, ainda há muitas residências no Vale do Taquari sem proteção de seguro. Preocupados com a segurança das pessoas, a Poolseg visa facilitar a aquisição dos planos. Por isso, em parceria com outras empresas intermédia apólices com preços acessíveis. É o caso da parceria com a Certel, em que seus associados podem contratar o seguro por um custo mensal de R$ 8,00.

É importante salientar que alguns riscos não são cobertos por planos residenciais. É o caso de perdas e danos de qualquer natureza oriundos de obras; reformas ou demolição do risco segurado; atos de vandalismo; desgaste natural causado pelo uso e deterioração gradativa.

Quanto custa um seguro residencial?

O valor da cobertura básica se dá com base na caracterização do imóvel, a localização, natureza da ocupação e características da construção. Cristina explica que avaliar os materiais de construção é importante em função da resistência ao fogo.  “Casas de madeira, por exemplo, são aceitas somente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Determinados objetos, como jóias e obras de arte, não estão cobertos, por isso, é preciso estar atento às exclusões ao fazer o seguro”, destaca.

Qual a validade do seguro de imóvel?

A vigência do seguro é anual. A cada renovação os clientes da Poolseg recebem um aviso via SMS duas semanas antes do prazo de fechamento do contrato. Depois o contato é feito por telefone, WhatsApp ou e-mail.

No momento da renovação, os corretores verificam se há necessidade de alteração da cobertura ou atualização da importância segurada. O procedimento evita defasagem entre o valor do imóvel e o valor contratado.

Como acionar o seguro da sua casa?

Cristina explica que em caso de sinistro, deve-se entrar em contato com a corretora ou seguradora o mais rápido possível e informar o ocorrido. “É importante repassar a data, hora, bens que foram danificados e possíveis causas”. A corretora orientará os próximos passos a serem seguidos, bem como documentos necessários para a regulação e liquidação do sinistro.


Compartilhe