Resolva conflitos judiciais com o RC Profissional Médico

Resolva conflitos judiciais com o RC Profissional Médico
Compartilhe

Esteja protegido contra os imprevistos da profissão e cuide dos pacientes com tranquilidade

Escrito por: Estúdio A Hora

Cuidar da saúde das pessoas é uma atividade que exige responsabilidade e compromisso. Ainda que toda atenção seja mantida, algumas condições adversas podem fazer com que os profissionais da saúde cometam, involuntariamente, danos a terceiros. Por isso, o Seguro de Responsabilidade Civil Médica (RC Médica) é uma alternativa que garante a segurança e direitos a médicos em caso de incidentes com pacientes.

Segundo levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano de 2017 foram registrados pelo menos 26 mil processos contra médicos, o que representa a soma de “70 novas ações por dia no país – ou três por hora” (BBC Brasil). Grande parte dos processos envolvem “erros médicos” em procedimentos cirúrgicos, diagnósticos, tratamentos e prescrições equivocadas de medicamentos.

O RC Profissional Médico ampara o profissional por “qualquer Ato Danoso cometido por ele na realização de seus serviços voltado a saúde humana, como prestar socorro ou assistência, buscar a cura ou o tratamento de doenças, enfermidades, ferimentos, lesões ou males, aliviar a dor, preservar o bem-estar, a saúde física, mental e a vida” (Porto Seguro).

Em resumo, é o serviço que oferece proteção contra processos movidos por pacientes. Tanto os profissionais liberais (PL) como os prestadores de serviço (PJ) podem contratar o seguro.  Isto inclui médicos, dentistas, auxiliares de medicina registrados nos órgãos representativos, clínicas, hospitais e laboratórios.

Coberturas

O RC Profissional Médico cobre as despesas com honorários advocatícios e custas judiciais, acidentes de uso ou conservação do ambiente e danos morais ou corporais. Além disso, o seguro protege a imagem do segurado, e os custos do processo são reembolsados considerando os dias necessários para comparecer ao julgamento.

O período de vigência da cobertura de uma apólice é de um ano, com prazo complementar de até três anos. O prazo complementar do RC Profissional é utilizado quando o profissional deixa de renovar o seguro. Ou seja, caso o médico seja “acionado por um fato ocorrido no período de vigência da apólice, este poderá acionar o seguro por um período de até três anos após o encerramento da vigência da mesma, quando esta não estiver cancelada por inadimplência” (Jomani Corretora de Seguros).

Infográfico Seguro RC Médico

Como contratar?

Para contratar o RC Médico o ideal é procurar uma corretora de seguros. A Poolseg tem uma equipe preparada para lhe ajudar a fazer a melhor escolha. Entre em contato pelo telefone (51) 3762-7233 ou e-mail poolseg@poolseg.com.br.


Compartilhe