RC Profissional: a importância da transparência na contabilidade

RC Profissional: a importância da transparência na contabilidade
Compartilhe

Saiba quais as responsabilidades legais do contador e como o Seguro pode te ajudar

Escrito por: Estúdio A Hora

Apuração de impostos, demonstrativos financeiros, registro e gestão legal dos funcionários, folhas de pagamento, etc. trabalhar com contabilidade exige responsabilidade, ainda mais com as constantes mudanças na legislação. Para manter o controle das obrigações legais, cada vez mais, a parceria e transparência do cliente é fundamental. Afinal, um dado incorreto pode resultar em grandes prejuízos à reputação das empresas contábeis e seus clientes.

O grande volume de informações tratado diariamente pelos contadores, aliado aos processos manuais de registro e conferência de documentos, elevam o risco de eventuais falhas nos processos. Para garantir proteção contra as reclamações apresentadas por perdas financeiras, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma ótima opção. É a proteção extra para a empresa de contabilidade e seus profissionais.

De acordo com o blog Conta Azul, a legislação permite que os contadores possam ser responsabilizados por danos culposos, “ou seja, atos que prejudiquem o cliente de forma involuntária, o que pode acontecer, muitas vezes, por conta do grande volume de atividades que precisam cumprir em um prazo curto, com pouquíssimo tempo para análises mais profundas”.

Portanto, quanto mais próxima for a relação de confiabilidade com o cliente, mais fácil será para acompanhar o faturamento e realizar as devidas orientações sobre os enquadramentos fiscais.

Infográfico RC Profissional Contábil

O RC Profissional Contábil

De fato, é inevitável que em algum momento ocorra uma falha. “Mesmo pequenos erros podem se tornar os maiores prejuízos para um contador porque geralmente só são descobertos quando já geraram multas altíssimas e financeiramente muito comprometedoras para o contador ou para o escritório. E isso acontece com alguma frequência” (Nibo)

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional de Contadores tem por objetivo o pagamento dos prejuízos financeiros decorrentes de reclamações por danos causados á terceiros na prestação dos serviços contábeis. Tais danos podem ter caráter moral, material, ou mesmo incluir ambos os casos.

Através do RC Profissional Contábil, o contador terá a certeza de que seus clientes serão compensados se houverem erros ou emissões. O profissional fica livre de perdas financeiras, despesas judiciais e honorários advocatícios, tarefas que podem comprometer o caixa da empresa e sua continuidade no mercado.

As apólices são adaptáveis conforme a realidade dos escritórios contábeis e levam em conta o faturamento anual da empresa. Para contratar um RC Profissional a melhor opção é procurar uma corretora de seguros que fará a análise da sua empresa e oferecerá uma apólice com as coberturas ideais. A Poolseg tem uma equipe preparada para lhe ajudar a fazer a melhor escolha. Entre em contato pelo telefone (51) 3762-7233 ou e-mail poolseg@poolseg.com.br.


Compartilhe