Quando contratar o RC Profissional?

Quando contratar o RC Profissional?
Compartilhe

Modalidade protege empresas e funcionários contra reclamações de terceiros

Escrito por: Estúdio A Hora

Desempenhar qualquer atividade requer conhecimento e treinamento específico, a fim de garantir a qualidade do serviço e evitar problemas futuros. Quando alguma situação foge do controle, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional torna-se essencial para a proteção de profissionais liberais que tenham causado eventual dano a seus clientes.

De acordo com o sócio-proprietário da Poolseg, Vinícius Scheeren, o RC Profissional destina-se principalmente a médicos, dentistas, advogados e engenheiros que, em virtude de erros no exercício da profissão, sofram algum processo judicial. “O seguro protege o profissional contra eventuais prejuízos em ações judiciais”, explica.

Neste plano, as coberturas oferecem amparo para gastos com defesas judiciais, auxílio nos acordos, reclamações e prazos complementares. Também pode incluir custos com perícias e indenizações por danos morais e estéticos. Caso o profissional seja condenado a indenizar financeiramente seu cliente, o RC Profissional é a garantia de pagamento do processo.

É importante destacar que a contratação do serviço varia de um profissional para outro e por isso deve ser feita junto a uma análise do custo-benefício. Normalmente, os pacotes incluem todos os custos processuais previstos nas condições gerais, mas conforme a área de atuação, alguns adicionais podem ser necessários.

Quem pode contratar o RC Profissional?

A contratação do RC Profissional pode ser feita por qualquer profissional liberal com formação universitária, não importando o tempo de experiência (mesmo que já tenha sofrido algum processo anteriormente).

Na área da saúde é comum a aquisição deste tipo de serviço, sendo os médicos os principais contratantes do seguro. Há também dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e veterinários que aderem aos planos. Mas profissionais de outros ramos, como advogados, arquitetos e engenheiros também podem contratar o serviço.

Como contratar o RC Profissional?

As apólices do RC Profissional podem ser feitas de modo individual ou coletivo. A primeira opção garante proteção particular, ou seja, é abrangente a um só segurado. Já na apólice coletiva, a cobertura inclui vários profissionais e geralmente é requisitada por instituições representativas de categorias ou sindicatos.

O segurado fica responsável por pagar o prêmio (valor anual – mensalidade) para cobrir os danos e garantir a importância segurada – determinada no momento da contratação do serviço.

Cada apólice é única e deve ser emitida em conformidade com a profissão. Algumas informações precisam ser levadas em conta:

O  Seguro RC Profissional impede o processo?

Ainda que os profissionais contratem o RC Profissional, os clientes podem processá-los por possíveis falhas. A função do seguro é minimizar os prejuízos financeiros e garantir os custos do processo que poderiam comprometer a atuação do contratante.

Quer saber mais sobre como proteger sua empresa? Entre em contato com a Poolseg pelo telefone (51) 3762 – 7233 ou e-mail poolseg@poolseg.com.br.


Compartilhe