Fique seguro com o RC Dentista

Fique seguro com o RC Dentista
Compartilhe

Esteja protegido contra os imprevistos da profissão e cuide dos pacientes com tranquilidade

Escrito por: Estúdio A Hora

O Seguro RC Profissional é uma modalidade que visa proteger os profissionais e/ou empresas contra reclamações resultantes dos serviços prestados aos clientes. Inúmeras profissões podem ser atendidas por este tipo de apólice, como médicos, contadores e advogados. Para profissionais da saúde, o risco de cometer incidentes é maior, por isso, eles devem ter um bom planejamento de proteção. Dentre as ocupações da saúde, o dentista está entre as profissões que mais utilizam o RC profissional.

O RC Dentista possui algumas particularidades com relação as demais modalidades de seguro. As apólices deste serviço “estão relacionadas a danos corporais e danos materiais que o dentista causar a terceiro no exercício de sua função e pelo qual ele for responsabilizado” (Muquirana Seguros).

Por estar em contato direto com os pacientes, o dentista pode ser acionado judicialmente quando “agir com imperícia (não ter a capacidade técnica adequada), imprudência (atuar sem precaução, precipitado) ou negligência (falta de ação diante de circunstâncias que a exigem), durante os procedimentos” (Grupo FBN). Tais procedimentos incluem exames, limpezas bucais, colocação de próteses e implantes, e procedimentos cirúrgicos.

Infográfico RC Profissional odontológico

Competência profissional do dentista

Muitos pacientes acreditam que é de responsabilidade do profissional de odontologia atingir o resultado positivo nos procedimentos. No entanto, poucos sabem as reais responsabilidades e atribuições destes profissionais, o que acarreta em um grande número de reclamações e processos contra os dentistas.

De acordo com o site RC PRO,“compete ao profissional efetuar todos os procedimentos com base na boa técnica, mas não é possível garantir o seu resultado, afinal, nunca se sabe como o corpo humano reage e isto varia de pessoa para pessoa”.

É importante destacar que nem todas as falhas são de responsabilidade exclusiva do dentista. Cada vez mais estes profissionais trabalham com o auxílio de outros técnicos para a realização de suas atividades. São técnicos de prótese dentária, de higiene bucal (THD) e atendente do consultório. Quando o paciente aciona a justiça para reclamar de um equívoco ocasionado por algum destes profissionais, que estão sob responsabilidade do dentista, o RC Profissional pode ser acionado para proteger das reclamações.

A contratação do RC Odontológico

O Seguro RC Profissional Odontológico pode ser contratado a partir da reclamação dos pacientes. A cobertura garante os gastos com a defesa do profissional (honorários com advogados, depósitos, contratação de perito…) e ressarcimento ao paciente, quando comprovado o erro profissional.

Para realizar a contratação da RC Dentista é preciso contatar uma corretora ou seguradora com profissionais capacitados para encontrar a melhor cobertura para o seu negócio. A Poolseg possui uma equipe qualificada para ajuda-lo na escolha da apólice. Faça uma cotação online ou entre em contato através do telefone (51) 3762-7233, ou pelo e-mail poolseg@poolseg.com.br.

Após contatar a corretora serão realizadas as cotações, apresentadas propostas para que a apólice com as coberturas adequadas seja emitida. Na cotação deverá ser informado o enquadramento e a categoria de exercício do profissional. Por exemplo, se ele é um cirurgião bucomaxilofacial, dentista geral ou de procedimentos estéticos.

É no momento da cotação que será acordado o limite de cobertura da apólice, ou seja, “o teto máximo que poderá se usar para as coberturas garantidas no seguro” (Muquirana Seguros). Feita a cotação e a revisão, será realizada a proposta da seguradora que dará origem a apólice.

Quer saber mais sobre o RC Dentista? Contate a Poolseg e agende uma conversa com um de nossos corretores.


Compartilhe