A importância do RC para Advogado

A importância do RC para Advogado
Compartilhe

O seguro pode ser contratado por advogados autônomos, pessoas jurídicas e escritórios de advocacia.

Escrito por: Estúdio A Hora

Os advogados são os profissionais habilitados a prestar assistência em assuntos jurídicos, e defender judicial ou extrajudicialmente os interesses de pessoas físicas e empresas. Ainda que nenhum escritório ou profissional tenha o intuito de cometer erros em suas alegações, algumas falhas podem ocorrer. E, por isso, o seguro RC para Advogados é a garantia ideal para os riscos da profissão.

Diariamente, advogados podem ser acusados por seus clientes, após uma derrota judicial. É comum que os profissionais sejam apontados como culpados da perda de prazos ou mesmo indiciados por danos morais. O RC Advogados tem o papel de proteger os advogados contra reclamações de perdas financeiras resultantes dos serviços prestados aos clientes.

“O objetivo é impedir que o profissional, além de ter cometido um erro, ainda arque com o prejuízo. Mas existem pré-requisitos para que o prejuízo seja coberto, como a prova da culpa do profissional no caso” (Conjur).

Para contratar o serviço é preciso que o advogado esteja registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, o ideal é que o profissional consulte a seguradora ou corretora de seguros para ter o levantamento das suas necessidades e assim conseguir as melhores propostas.

Infográfico seguro RC Advogados

É normal que, com o aumento das atividades legislativas e judiciais, os erros aconteçam com maior frequência. Por isso, cada vez mais o RC Advogados é importante para manter a seguridade e tranquilidade daqueles que defendem causas.

“O exercício da advocacia possui série de desafios, aos quais o advogado e sua equipe precisam estar permanentemente atualizados: processos eletrônico, deslocamentos incertos para audiência, gestão de equipe, atualização dos sistemas de acompanhamento de processos, além do relacionamento com clientes, promotores, juízes desembargadores, servidores públicos” (Lex Seguros).

Vale destacar que através do seguro também é possível formalizar acordos entre as partes para evitar transtornos de uma ação judicial.

Quer saber mais sobre o RC Advogados ou outros seguros? Acesse o site da Poolseg ou nos contate pelo telefone (51) 3762-7233 e e-mail poolseg@poolseg.com.br.


Compartilhe