RC Administradores: o que é e quais as vantagens?

RC Administradores: o que é e quais as vantagens?
Compartilhe

Ferramenta de proteção reduz significativamente riscos a processos aos quais os profissionais estão sujeitos diariamente.

Escrito por: Estúdio A Hora

A velocidade com que o mundo dos negócios e da tecnologia se move, exige profissionais eficientes e rápidos para a tomada de decisões. Administradores e diretores de empresas estão constantemente sob pressão e assumem responsabilidades significativas, que podem alavancar ou mesmo arruinar os negócios. Diante deste cenário, o seguro RC Administradores representa uma proteção a mais para os profissionais e suas empresas.

O atual ambiente de negócios expõe administradores e gestores a riscos que podem comprometer o patrimônio e a reputação pessoal. Apesar do cuidado e da atenção destinados às atividades, algumas falhas ocorrem e, consequentemente, geram processos contra os profissionais.  

As ações judiciais, geralmente, alegam erros e omissões por parte dos administradores, violação do dever, negligência e falsas declarações. Quando aceitos, os pedidos acarretam “eventuais penalizações, que podem ir até a multas pesadas, passando por riscos reputacionais e possível pena de prisão” (AIG).

Por meio do seguro RC Administradores, também conhecido como D&O (Directors and Officers Liability Insurance), busca-se garantir proteção contra os processos decorrentes dos riscos inerentes a atividade exercida.

O seguro RC Administradores

De acordo com o site Ainda Bem, o RC Administradores surgiu nos Estados Unidos em meio a uma crise econômica, na década de 30. Na época, o país sofria com a Grande Depressão, período em que boa parte das empresas de produção industrial americana fecharam as portas e muitos gestores sofreram processos por parte dos funcionários.

“No Brasil, demorou um pouco mais para ser regulamentado. Começou a ser introduzido no país a partir da década de 1990, com a chegada de investidores estrangeiros. A expansão da internet facilitou o desenvolvimento do mercado de capitais e vários outros” (Ainda Bem).

Em resumo, o seguro surge como ferramenta de proteção que reduz significativamente os riscos aos quais os profissionais estão sujeitos. Ampara para as reclamações de terceiros que possam ocorrer no âmbito das atividades de gestão e é “oferecida a quaisquer tipos de empresas, fundações e associações” (MDS).

Infográfico RC Administradores

Por que contratar o RC Administradores

Ter um seguro de Responsabilidade Civil, independente da profissão, representa trabalhar com tranquilidade. Claro que a contratação não omite a responsabilidade dos gestores, nem incentiva a tomada de decisões impensadas. Todo cuidado é necessário, mas, se imprevistos acontecerem, os profissionais terão o apoio necessário.

As apólices são negociadas junto a uma seguradora ou corretora de seguros. A Poolseg possui uma equipe preparada para atender as suas necessidades. Contate-nos através do telefone (51) 3762-7233 ou e-mail poolseg@poolseg.com.br, que o ajudaremos a encontrar a melhor proteção para o seu negócio.


Compartilhe