RC Veterinário: A proteção completa para quem cuida dos pets

RC Veterinário: A proteção completa para quem cuida dos pets
Compartilhe

Crescimento do mercado exige cuidados redobrados com animais de estimação

Escrito por: Estúdio A Hora

Os animais de estimação ganharam espaço nos lares e corações de muitas famílias. Motivados por essa nova realidade, o mercado de pet shops e clínicas veterinárias cresceu no Brasil e gerou novas demandas e responsabilidades aos profissionais da área. Por isso, o seguro RC Veterinário tornou-se a proteção ideal para quem cuida dos pets.

Diariamente, as clínicas veterinárias recebem animais de estimação para realizar procedimentos. Consultas, cirurgias, atendimentos de emergência, fisioterapias… inúmeras são as atividades desenvolvidas nas clínicas e que exigem total atenção dos médicos veterinários. No entanto, a alta demanda de serviços expõe os profissionais e as empresas ao erro, o que pode acarretar em prejuízos a reputação e significativas perdas financeiras.

O que é e por que contratar o RC Profissional?

O termo “Responsabilidade Civil”, de acordo com o site GenJuridico, significa “a obrigação de reparar o dano causado à outra pessoa. A ideia de responsabilidade civil está fundamentada no princípio neminem laedere (a ninguém se deve lesar)”.

Antes da criação do Código de Defesa do Consumidor, a RC era fundamentada no elemento de culpa. Ou seja, era necessário provar que o agente tinha agido com negligência, imprudência ou imperícia.

Com a implementação da Lei nº 8.078/90 o cenário muda. Hoje, “não é necessário o elemento culpa para que exista o dever de indenizar um dano; basto o nexo de causalidade entre a ação realizada e o dano ocorrido, conforme a teoria do risco.[17] A clínica veterinária responde independentemente de culpa, pois sua responsabilidade será apurada de forma objetiva”. GenJuridico

O RC Profissional Veterinário atua em prol dos médicos veterinários e clínicas. O seguro protege contra reclamações pelos serviços prestados aos pets e oferece amparo em ações judiciais e com os custos de defesa. Cobre perdas relacionadas a qualquer contestação “de terceiros sobre o segurado por danos materiais ou corporais” (Porto Seguro)

As principais coberturas do RC Veterinário incluem proteção por omissão profissional, ato danoso de subcontratados, danos morais, extravio ou roubo de documento de clientes, difamação, calúnia e injúria. A maior parte das reclamações está relacionada a erros básicos, tais como:

  • Diagnóstico incorreto;
  • Prescrição errada de remédios;
  • Erro na aplicação de anestesia;
  • Falha no tratamento;
  • Negligências no atendimento.
  • Acidente com banho e tosa.

O RC Profissional Veterinário pode ser contratado por médicos veterinários que atuam de forma autônoma ou em clínicas e pet shops.  Para escolher a melhor opção de apólice a Poolseg possui uma equipe com profissionais qualificados para encontrar a proposta que contemple as necessidades de cada profissional.


Compartilhe