Os cuidados ambientais nas empresas

Os cuidados ambientais nas empresas
Compartilhe

Saiba a importância de evitar desperdícios e como o Seguro de Riscos Ambientais pode auxiliar em eventuais acidentes

Escrito por: Estúdio A Hora

A preocupação com o futuro do meio ambiente e o descarte correto de materiais são temas que estão em alta no mundo dos negócios. Com o avanço da tecnologia e as novas descobertas da ciência, hoje, descuidos por parte das empresas não são mais aceitos. E no que diz respeito ao uso incorreto de recursos naturais e liberação de toxinas, são atitudes consideradas inaceitáveis.

Cada vez mais é fundamental que as empresas analisem cuidadosamente todas as etapas e processos de produção. É preciso reduzir riscos relacionados ao meio ambiente e priorizar pelos cuidados com a fauna e a flora. No Brasil, as leis ambientais são rigorosas e há incentivos para investir em planos gerenciais que diminuam o desperdício de matérias-primas.

Mais do que agir apenas para o cumprimento de um dever legal, hoje as companhias têm participado ativamente da preservação do ambiente. Promovem atividades e incentivam seus clientes e colaboradores a conservarem recursos naturais. Porém, ainda é possível perceber que, mesmo com toda atenção com o manuseio e desperdícios, encontramos algum acidente ou caso de poluição eminente.

Confira a entrevista com a bióloga Diana Blum Kunzel sobre a importância dos cuidados ambientais nas empresas

O Seguro de Riscos Ambientais

Muitos segmentos empresariais necessitam cautela para realizarem sua produção ou circulação de mercadorias. Para auxiliar na proteção, o Seguro de Riscos Ambientais tornou-se fundamental.  Ele é responsável pelo suporte no caso de eventos acidentais, como emissões, descargas, escapes ou vazamentos de substâncias tóxicas e poluentes. Ou seja, é o auxílio para indenizações e reparações dos danos ambientais.

“O Seguro de Risco Ambiental garante, dentro dos limites contratados, o ressarcimento dos prejuízos gerados por poluição e/ou contaminação do meio ambiente, resultantes das atividades praticadas pelo segurado”. CQCS – Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

Segundo o blog Tudo Sobre Seguros “há diversos segmentos empresariais que necessitam da proteção e benefícios do seguro de risco ambiental”. Os principais setores que contratam o seguro são as indústrias químicas e petroquímicas; minério e siderurgia; e o transporte de mercadorias lesivas ao meio ambiente.

Os postos de gasolina, por exemplo, “são empresas que também necessitam do seguro. A contaminação que podem causar aos lençóis freáticos está longe de ser desprezível” (Tudo Sobre Seguros).

Quem pode contratar o Seguro de Riscos Ambientais

O Seguro Ambiental, segundo o site CQCS – Centro de Qualificação do Corretor de Seguros, é uma apólice que pode ser contratada por qualquer pessoa jurídica, principalmente aquelas que utilizem algum tipo de matéria-prima que possa causar algum dano ambiental. “Também podem se beneficiar desse tipo de seguro organizações que passaram por situações de contaminação do solo em suas instalações, que trabalham com a manipulação de substâncias poluidoras em instalações de terceiros e, ainda, as que convivem diariamente com a iminência de danos ambientais”.

Para efetuar a contratação, a empresa precisa atender alguns requisitos. Deve estar com as licenças ambientais e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vigentes. Além disso, de acordo com a atividade exercida dentro da companhia, alguns documentos específicos podem ser solicitados.

Quer saber mais sobre como proteger sua empresa? Entre em contato com a Poolseg pelo telefone (51) 3762 – 7233 ou e-mail poolseg@poolseg.com.br.


Compartilhe