Top 6 dos carros mais seguros do Brasil

Top 6 dos carros mais seguros do Brasil
Compartilhe

Quando você decide trocar de carro que peso tem o fator segurança no momento de escolher o melhor modelo? Se o quesito faz diferença, não importa se o carro é usado, seminovo ou zero, popular ou de luxo, o que é primordial é que ele transporte você e sua família de maneira segura. Para quem não abre mão desse ponto, confira uma lista com o Top 6 dos carros mais seguros do Brasil, conforme avaliação de testes do Latin NCAP, um Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe.

O que é avaliado?

Para chegar às avaliação, são realizados testes de impacto em veículos, avaliando a proteção de ocupantes adultos nos bancos dianteiros, crianças no traseiro com assentos adequados, pedestres em caso de atropelamento e o nível de equipamentos de segurança disponíveis de fábrica em todas as versões do carro.
O teste do Latin NCAP qualifica a segurança do carro com pontos e estrelas, a partir dos impactos realizados em ambiente controlado. Eles envolvem batida frontal com barreira deformável, impacto lateral, simulação de atropelamento e até proteção à coluna em caso de impacto na traseira, entre outras situações.

Cotação de seguro automotivo

Confira os 6 modelos com melhores notas em crash-testes, conforme a Latin NCAP

Para chegar à nota final, a proteção do modelo é qualificada como boa, adequada, marginal, fraca ou pobre para áreas específicas do corpo de passageiros adultos na fileira dianteira e infantis na parte traseira do veículo. Para conseguir a nota máxima de cinco estrelas, além de ter que ir bem nos testes, os carros precisam ter um determinado nível de equipamentos de segurança de série, como controle de estabilidade, por exemplo, que ainda não é obrigatório no Brasil.

1. Toyota Corolla

O Toyota Corolla, um dos sedãs médios mais vendidos do Brasil, recebeu avanços na segurança. Avaliado pela Latin NCAP em dezembro de 2019, ele recebeu a pontuação máxima do teste, com 5 estrelas para ocupantes adultos e 5 para crianças, que vão no banco traseiro. O bom desempenho em termos de segurança se deve a uma série de fatores. Por exemplo, o modelo conta com ancoragens para Isofix e sete airbags de série – item de grande importância em colisões mais fortes.

2. Volkswagen Polo

Pertencente à família dos hatchbacks, o Volkswagen Polo é uma excelente opção de carro para quem busca segurança e não quer gastar muito. O modelo recebeu a pontuação máxima pela Latin NCAP, com 5 estrelas para o nível de proteção para os adultos e 5 estrelas para as crianças. Um diferencial importante é que, apesar de ser um modelo mais focado em custo x benefício, ainda assim vem equipado com quatro airbags em todas as versões, o que oferece uma segurança adicional.

3. Volkswagen T-Cross

Derivado da mesma plataforma em que é fabricado o Polo, o Volkswagen T-Cross se sai muito bem no quesito segurança. Recebeu 5 estrelas no nível de proteção para adultos e para as crianças. Além disso, o modelo teve um excelente desempenho no quesito “danos a pedestres”, em caso de atropelamento. Uma das razões para a alta segurança está no fato de que ele já vem equipado, de série, com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, sistema Isofix, além de uma estrutura reforçada com metais de alta resistência.

4. Volkswagen Golf

O Golf ainda segue como um dos carros mais seguros do Brasil. Ele passou pelos testes da Latin NCAP duas vezes, em 2014 e 2017, quando a Volkswagen iniciou a fabricação do modelo no país. Recebeu pontuação máxima nas duas avaliações. Ou seja, 5 estrelas para a proteção de adultos e crianças. Além disso, o modelo foi o primeiro carro vendido no Brasil que ganhou o selo Advanced Awards, que é dado aos que oferecem diferentes tecnologias para a prevenção de acidentes. Um grande diferencial do Golf está no fato de ele vir equipado com sete airbags.

5. Honda HR-V

Um dos modelos mais vendidos e desejados pelo público brasileiro quando o assunto é SUV também não decepciona em segurança. O Honda HR-V obteve pontuação máxima nos testes da Latin NCAP, recebendo cinco estrelas em proteção para adultos e crianças. Embora as versões de entrada sejam equipadas apenas com dois airbags, como exige a lei, o Honda HR-V é muito bem construído, utilizando soldas reforçadas e uma estrutura composta por materiais de alta resistência.

6. Jeep Renegade

Outro modelo do segmento dos SUVs que não fica para trás no quesito segurança é o Jeep Renegade. Nos testes de avaliações da Latin NCAP, recebeu nota máxima tanto para a proteção dos passageiros adultos quanto para proteção de crianças. De acordo com a NCAP, o Jeep Renegade apresenta uma estrutura bastante forte, capaz de absorver impactos frontais e laterais com eficiência. Apesar do bom desempenho nos testes de segurança, o Renegade conta apenas com dois airbags na sua versão de entrada.

carros mais seguros

Seguradora idônea

A preocupação com a segurança na hora de comprar um veículo é essencial. Assim como fazer um seguro com uma empresa responsável. Conforme a Poolseg Corretora de Seguros, de Teutônia, não adianta você ter o seguro mais barato ou o mais completo, se não tiver o principal: uma seguradora idônea com uma operação voltada para a qualidade de atendimento ao cliente. A segurança da sua apólice de seguro está ligada ao nível de credibilidade da segurada e em sua capacidade de atendimento com eficiência.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre Seguro Auto?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe