Como funciona o seguro para motorista de aplicativo?

Como funciona o seguro para motorista de aplicativo?
Compartilhe

Entenda por que contratar um seguro para essa atividade e a importância de informar que o carro será usado para fins comerciais

Com o preço da gasolina e da Carteira Nacional de Habilitação – CNH em alta, muitas pessoas optam por se deslocar ao trabalho ou lazer por meio do transporte de aplicativo. Por outro lado, além do trabalho convencional, algumas pessoas enxergaram nos aplicativos Uber, 99 Pop e Tibbor a oportunidade de conseguir renda extra. Ao ingressar nessa atividade, deve-se validar a importância do seguro para motorista de aplicativo.

Realidade antes presenciada somente em cidades grandes, a nova opção de transporte, segundo o jornal A Hora, já é registrada no Vale do Taquari desde 2018, começando pela cidade polo, Lajeado. Com a crescente desse serviço, as corretoras de seguros, como a Poolseg, visam esclarecer dúvidas e auxiliar esses profissionais.

Há 26 anos no mercado de seguros, a Poolseg opera neste segmento em parceria com as principais seguradoras do Brasil. Possui conhecimento suficiente para entregar uma apólice de qualidade e segurança para o profissional, além de oferecer atendimento 24 horas e com assessoria jurídica em todo país.

Se você ainda não possui um seguro auto, faça uma cotação sem compromisso agora mesmo. Acesse esse formulário e preencha os campos. É grátis e rápido.

Entenda como funciona o seguro para motoristas de aplicativo

Por se tratar de um veículo ‘comum’, o seguro para aplicativo é muito semelhante aos seguros de veículos tradicionais no que tange à parte das coberturas. Contudo, é imprescindível deixar claro na hora da cotação, que o carro será usado para fins comerciais.

Caso essa informação não seja repassada para a seguradora e, no período contratado o veículo sofrer algum sinistro como acidente, furto, roubo, entre outros, a seguradora poderá se recusar a fazer o pagamento da indenização.

De acordo com o gerente operacional da Poolseg, Josenei Magalski, o mais importante nestes casos é ter um seguro que se enquadre na atividade do Uber, caso contrário, esse seguro perderá sua eficácia. “É preciso também, operar com seguradoras que aceitem estes riscos”, explica.

Qual a importância do seguro para motoristas de aplicativo?

O mais indicado é que o motorista do Uber contrate um seguro com cobertura compreensiva e, também, a de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos – RCF, mais conhecida como cobertura de terceiros.

Tendo em vista que para exercer essa atividade o veículo precisará estar em constante deslocamento e que a carga é humana, os riscos comparados a de um veículo de passeio aumenta de forma considerável.

“Para estes profissionais é aconselhável que as coberturas de Acidentes Pessoais por Passageiros tenham um valor significativo, pois o intuito é garantir a segurança dos passageiros e que eles estejam adequadamente cobertos aos riscos que estão expostos”, pontua Josenei.

Já possuo um veículo com seguro, mas quero utilizá-lo como Uber. Como devo proceder?

Essa é uma dúvida frequentes dos motoristas que buscam nessa atividade uma profissão. Nestes casos, o indicado primeiramente, é entrar em contato com o corretor de seguros para que ele possa verificar junto a seguradora contratada se ela cobre esse tipo de seguro.

Caso ela não cubra, será preciso cancelar o seguro e procurar outra empresa que atenda suas necessidades. Caso sua seguradora já trabalhe com esse tipo de seguro, será preciso realizar um endosso, ou seja, atualizar a apólice.

Saiba mais

Se você ainda está em dúvidas de como proceder com o seguro para motorista de aplicativo, entre em contato agora mesmo com um de nossos corretores pelo whatsapp, disponível na aba Fale Conosco.


Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seguro do seu carro.