Seguro Rural: Saiba como proteger sua propriedade

Seguro Rural: Saiba como proteger sua propriedade
Compartilhe

Conheça as modalidades de cobertura rural e quem pode contratar o serviço

Escrito por: Estúdio A Hora

Proteger a produção no campo é uma preocupação que está aumentando entre os produtores rurais. Com a incidência de fenômenos climáticos adversos, como a oscilação de temperaturas e as fortes chuvas, o Seguro Rural tornou-se um importante instrumento para auxiliar na cobertura de patrimônios e atividades agrícolas.

Tradicional no Vale do Taquari, o meio rural destaca-se com pequenas e médias propriedades, “onde estão registrados 43 mil produtores” (CIC). São centenas de famílias dedicadas à agricultura e pecuária, que fortalecem a segunda região mais produtiva do Rio Grande do Sul.

Com o crescimento das lavouras e os avanços tecnológicos, as iniciativas locais tornaram-se grandes negócios. Hoje, as propriedades são responsáveis por levar produtos e alimentos a todo país e, consequentemente, a elas são exigidas maiores cuidados com o patrimônio, processos e funcionários.

Por que contratar o Seguro Rural?

O Seguro Rural, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), é “um dos mais importantes instrumentos de política agrícola, por permitir ao produtor proteger-se contra perdas decorrentes principalmente de fenômenos climáticos”. Segundo o Tudo Sobre Seguros, o serviço é focado para grandes e médios produtores, sendo oferecido em regiões onde as condições de solo e de clima tornam o agronegócio economicamente viável.

Muitas vezes confundido com o Seguro Agrícola e os programas do governo, como o Proagro, o Seguro Rural privado tem por objetivo oferecer coberturas que atendam as necessidades dos produtores e suas famílias, em todas as etapas do processo produtivo, desde o plantio até o processamento dos produtos.

Uma das grandes vantagens deste serviço é que ele cobre, em uma única apólice, a propriedade e o maquinário agrícola, oferecendo maior segurança e comodidade ao segurado.

Infográfico da diferença entre seguro rural e seguro agrícola

Quais as modalidades do Seguro Rural?

O Seguro Rural possui oito modalidades, estando cada uma responsável por uma área de abrangência: (Fonte Susep)

  • Seguro agrícola: cobre, basicamente, a vida da planta, desde sua emergência até a colheita, contra a maioria dos riscos de origem externa, tais como, incêndio e raio, tromba d’água, ventos fortes, granizo, geada, chuvas excessivas, seca e variação excessiva de temperatura.
  • Seguro pecuário: cobre os danos diretos ou indiretos ao animal destinado ao consumo e/ou produção, englobando as fases de cria, recria e engorda, bem como aos animais de trabalho destinados a sela, trabalho por tração e transporte no manejo da fazenda.
  • Seguro aquícola: Este seguro garante indenização por morte e/ou outros riscos inerentes à animais aquáticos (peixes, crustáceos, …) em conseqüência de acidentes e doenças.
  • Seguro de benfeitorias e produtos agropecuários: tem por objetivo cobrir perdas e/ou danos causados aos bens que não tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.
  • Seguro de penhor rural: tem por objetivo cobrir perdas e/ou danos causados aos bens que tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.
  • Seguro de florestas: garante o pagamento de indenização pelos prejuízos causados nas florestas seguradas, identificadas e caracterizadas na apólice, desde que tenham decorrido diretamente de um ou mais riscos cobertos.
  • Seguro de vida: destinado ao produtor rural, devedor de crédito rural, e terá sua vigência limitada ao período de financiamento, sendo que o beneficiário será o agente financiador.
  • Seguro de cédula do produto rural: garante ao segurado o pagamento de indenização, na hipótese de comprovada falta de cumprimento, por parte do tomador, de obrigações estabelecidas na CPR.

Quem pode contratar o Seguro Rural?

A contratação do Seguro Rural pode ser efetuada por qualquer pessoa física ou jurídica, desde que o mesmo não tenha nenhum registro de impedimento nos órgãos do governo federal, como dívidas com a União.

Para realizar a contratação do seguro de forma correta, a melhor opção é buscar uma corretora de seguros. A Poolseg possui uma equipe preparada para oferecer as melhores coberturas para proteger a sua propriedade. Entre em contato com a Poolseg através do telefone (51) 3762-7233 ou e-mail poolseg@poolseg.com.br.


Compartilhe