Seguro para viagem nacional: o que você precisa saber antes de ‘pegar a estrada’

Seguro para viagem nacional: o que você precisa saber antes de ‘pegar a estrada’
Compartilhe

Viajar é bom demais. Fazer as malas e colocar o ‘pé na estrada’ com tranquilidade e segurança é melhor ainda. Por isso, antes de programar o seu próximo destino pelo Brasil ou fora dele, é recomendado conferir as opções de seguros. Mas, afinal, será que vale a pena fazer um seguro para viagem nacional? Um ponto é certo: estar precavido em casos de urgência e emergência é sempre um quesito que precisa ser considerado.

O que é o seguro viagem nacional?

É um serviço de assistência que cobre gastos imprevistos com a saúde do viajante durante sua viagem nacional. Com um seguro viagem nacional contratado, é possível acionar a seguradora para receber todo o atendimento médico necessário de uma rede conveniada, sem precisar pagar por nada a mais. Caso prefira optar por uma rede de sua preferência, é só guardar os comprovantes de pagamento, que a seguradora reembolsará o valor no fim do passeio.

Vale a pena contratar?

Viajar com segurança sempre vale a pena, pois independente do destino, nacional ou internacional, os riscos de acontecer imprevistos e precisar de uma assistência são parecidos. O melhor é a contratação de um seguro viagem para não levar um susto na hora de pagar a conta.

Quais as vantagens de um seguro viagem?

  • Evitará gastos não planejados;
  • Reembolso caso precise interromper ou cancelar uma viagem;
  • Facilidade e segurança no atendimento;
  • Sem contar que o valor de um seguro viagem nacional é bem mais acessível. A média de custo pode ser de R$ 5 por dia para uma cobertura mínima de R$ 10 mil, dependendo do plano e das coberturas.
seguro viagem

Conheça os principais tipos de cobertura:

O seguro viagem nacional oferece cobertura de diversos tipos. Alguns itens são obrigatórios e outros podem ser opcionais, sendo adicionados aos planos o que melhor atender o viajante.

– Cobertura médica e odontológica

Os planos de seguro viagem nacional devem oferecer, obrigatoriamente, a cobertura médica e/ou odontológica. Consiste em uma indenização das despesas realizadas pelo segurado para seu tratamento, sob orientação médica, por acidente pessoal ou enfermidade súbita durante a viagem. A indenização é realizada conforme as condições previstas no contrato e no limite do valor estabelecido.

– Cobertura para bagagem extraviada ou cancelamento de viagem

A cobertura para bagagem extraviada ou cancelamento de viagem são itens opcionais de um seguro viagem, que podem ser solicitados na hora da contratação, e ambas consistem em uma indenização, conforme o valor da cobertura disponibilizada na apólice.

– Traslado de corpo

O traslado de corpo também é um dos itens obrigatórios para um seguro viagem nacional. Da mesma forma, consiste na indenização, de acordo com as condições gerais limitada ao valor do contrato. Todas as despesas de procedimentos e objetos necessários ao traslado do corpo estão inclusos. Porém, no caso de morte por covid-19, o traslado é opcional no seguro viagem nacional. Mas pode ser contratado no seguro viagem com cobertura específica para a doença. 

– Regresso sanitário

Se aplica quando o segurado não possui condições de voltar ao seu domicílio como passageiro regular por motivos de acidente pessoal ou enfermidade cobertos, desde que seja solicitada pelo médico. Ele consiste em uma indenização das despesas com traslado de regresso do segurado ao seu local de origem, sempre de acordo com as condições gerais da apólice e limite de valor do capital do seguro contratado.

– Acompanhamento de crianças e idosos

É um item opcional aplicado para crianças de até 14 anos e idosos acima de 70 anos. Quando houver internação do segurado por causa de acidente pessoal ou enfermidade cobertos, ou o falecimento do segurado deixá-los desacompanhados. O acompanhamento funciona por prestação de serviço de transporte ou reembolso das despesas de traslado de um acompanhante até o local da viagem, de acordo com as condições gerais e limite de valor contratado.

Quem tem plano de saúde precisa de seguro viagem nacional?

A resposta é sim. Um serviço não substitui o outro. Ambos possuem finalidades diferentes. Sem contar que a maioria dos planos de saúde só atendem dentro do estado de contratação e até mesmo do município.

seguro viagem covid

Seguro viagem nacional com covid

Algumas seguradoras oferecem o seguro viagem nacional com cobertura para covid-19. Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) mostram que, no último trimestre de 2019, a busca por seguro viagem já havia crescido 19,2% em comparação ao mesmo período de 2018. Diante da segunda onda do novo coronavírus, os cuidados devem ser redobrados.

Conforme a Poolseg Corretora de Seguros, de Teutônia, a nova realidade levou à adequação dos seguros com essa finalidade, garantindo aos viajantes mais tranquilidade. “É importante contratar uma seguradora com operação de atendimento adequada ao produto, com velocidade de atendimento, garantia de apólice emitida antes da viagem e as devidas orientações necessárias em caso de atendimento para evitar frustrações. Além disso, é obrigatório, em grande parte das viagens internacionais, inclusive para países do Mercosul, como o Uruguai, em função da pandemia.”

Benefícios da cobertura covid

– Reembolso do teste feito para diagnosticar o novo coronavírus;

– Despesas médicas e hospitalares, em caso de consultas e internações;

– Atendimento médico presencial ou por videochamada;

– Translado do corpo, caso aconteça o óbito do paciente.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre Seguro Viagem?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!

contato poolseg

Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seguro da sua viagem.