Seguro auto: qual a importância de indicar o condutor principal?

Seguro auto: qual a importância de indicar o condutor principal?
Compartilhe

Saiba se o valor da apólice muda com o uso compartilhado do veículo e como proceder nessa situação

Quando você adquire um veículo, uma das primeiras coisas a se pensar em fazer, é contratar um seguro auto.Porém, é comum neste momento surgirem dúvidas em relação aos tipos de coberturas, e uma delas está relacionada ao condutor principal e o uso compartilhado deste veículo.

Condutor principal

É a pessoa que usa com maior frequência o veículo segurado, ou seja, quem o dirige pela maior parte do tempo. Neste caso, o valor do seguro será baseado no perfil dessa pessoa e sua usabilidade.

Uso compartilhado

É quando duas ou mais pessoas utilizam o mesmo veículo e com a mesma frequência. Nesse caso, para definir o condutor principal, opta-se por quem é mais novo e quem possui o menor tempo de Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

Cotação de seguro automotivo

Ao contratar o seguro

Quando alguém contrata um seguro auto, o mesmo deve preencher o que as seguradoras chamam de “formulário de avaliação de risco”.

Neste formulário deve constar quem é o condutor principal do veículo, o modelo e o ano de fabricação. Além de informações sobre o lugar de maior circulação e o local em que o carro é mantido estacionado no dia a dia.

Outros dados importantes a serem comunicados são em relação ao perfil do motorista como a idade, estado civil, profissão e histórico de direção.

Tudo é avaliado pela seguradora, que a partir destas informações, definirá os riscos de sinistro e o valor do seguro auto a ser pago pelo condutor.

Simule o preço do seu seguro auto acessando nosso formulário.

O seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo o meu carro?

O condutor principal é quem dirige o automóvel em 85% do tempo, neste sentido, constará na apólice somente o nome dele.

Já os demais condutores que utilizam o veículo mas com menor frequência, não precisam ser citados na apólice, apenas a sua idade, caso possuam entre 18 e 25 anos.

Se porventura um deles se envolver em qualquer tipo de sinistro ou acidente, a cobertura do seguro poderá ser acionada.

Importante ressaltar, que é comum por parte das seguradoras cobrar um valor complementar por cada motorista adicionado.

Para ter a certeza de que o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo o seu carro, é preciso considerar o tipo de plano que você adquiriu.

E, se ao longo do contrato, alguma informação mudar, tanto em relação ao carro como ao condutor, será preciso entrar em contato com a contratada e fazer um endosso do seguro.

Dúvidas sobre o condutor principal?

Se ainda estiver em dúvidas, entre em contato agora mesmo com um de nossos corretores. Na Poolseg Corretora de Seguros, é possível fazer cotação com as 12 maiores seguradoras do país.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre Seguro Auto?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seguro do seu carro.