Posso declarar o Seguro Residencial no Imposto de Renda?

Posso declarar o Seguro Residencial no Imposto de Renda?
Compartilhe

Acerto de contas com o Leão encerra no dia 30 de abril

Produzido por: Estúdio A Hora

O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) está chegando ao fim. Neste ano os contribuintes têm até o dia 30 de abril para enviar o documento à Receita Federal. Mesmo com a exigência anual do acerto de contas com o Leão, algumas dúvidas são frequentes no momento de listar os ganhos do ano anterior. Isso ocorre com o Seguro Residencial, afinal, ele pode ou não pode ser deduzido no IR?

De acordo com a lei nº 8.383, de 1991, é possível declarar no Imposto de Renda todas as despesas referentes a gastos médico-hospitalares, educação, pensão alimentícia, contribuição patronal de empregada doméstica, despesas com dependentes, previdência pública e privada, bem como os gastos com o livro caixa. Por não se enquadrar dentro destas especificações, infelizmente o Seguro Residencial não pode ser deduzido.

Apesar disso, a proteção do imóvel é muito importante. Com ela você fica assegurado contra incêndios, roubos, explosões e possui o auxílio da assistência 24h para eventuais acidentes no dia a dia. Ter um Seguro Residencial significa oferecer mais tranquilidade e segurança à família, e você também pode incrementar o plano conforme as suas necessidades.

São várias opções de pacotes adicionais, por isso o valor das apólices pode variar um pouco. Mesmo assim, contratar o seguro é bem mais barato (link da última postagem sobre o valor do seguro) do que as pessoas imaginam.  Até mesmo quem mora de aluguel deve buscar a proteção residencial.

Quais os principais cuidados na hora de contratar o Seguro Residencial?

Para contratar o Seguro Residencial é preciso procurar por uma seguradora / corretora de confiança. Verifique se há muitas reclamações contra a empresa e quais são as vantagens e desvantagens de firmar parceria com ela.

Não se baseie apenas pelo preço final, pois muitas vezes o valor mais baixo de contrato pode sair caro no futuro. As apólices variam de uma seguradora para outra e você pode ter que desembolsar recursos próprios para realizar reparos. Avalie bem os benefícios que o pacote oferece. 

O mercado oferece diversas opções de seguro residencial. Na Poolseg os clientes encontram seguradoras de confiança como o Bradesco, Sul América, Porto Seguro, Azul Seguros, Itaú, Liberty Seguros e Mapfre. Ficou com dúvidas sobre qual o melhor seguro para a sua casa? Preencha o cadastro da Poolseg com seus dados ou entre em contato com um corretor direto pelo whatsapp (51) 9.8149.1812.

Como declarar o imposto de renda 2019

Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seu seguro residencial.