Álcool gel: cuidados para evitar acidentes e incêndios

Álcool gel: cuidados para evitar acidentes e incêndios
Compartilhe

Especialistas alertam que é preciso ter atenção após higienizar as mãos ou limpar superfícies com o produto.


Produzido por: Estúdio A Hora / Jéssica R. Mallmann


O uso do álcool gel virou rotina na casa de inúmeras famílias com a chegada da pandemia do Covid-19. Utilizado para realizar a limpeza de móveis, superfícies e também das mãos, o produto exige cuidados no manuseio e armazenamento, pois é um líquido inflamável que pode causar danos irreversíveis.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras mostram que, desde a publicação da resolução 350 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, divulgada em 19 de março, mais de 100 acidentes pela combustão do álcool gel ocorreram no Brasil (Jornal da USP).

Ainda que o produto seja um importante aliado no combate a disseminação do coronavírus, especialistas alertam que é preciso tomar cuidado. “O álcool 70% foi retirado das prateleiras no início dos anos 2000 por causa do grande número de incêndios e acidentes. Hoje, voltou porque é necessário para assepsia contra o coronavírus. Mas é necessário esperar que ele evapore completamente antes de fazer contato com fogo”, afirma o tenente Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, à BBC News Brasil.   

O grande perigo do álcool gel é o contato com o fogo, pois o produto possui chamas invisíveis que impedem a visualização imediata do acidente.
Assim como o produto pode ocasionar queimaduras, ele também provoca explosões e pode incendiar residências.

Por isso, é importante mantê-lo longe de fogões, churrasqueiras ou qualquer objeto que possa ocasionar uma faísca ou chama. Ao lavar as mãos, também recomenda-se esperar alguns minutos antes de realizar as tarefas da cozinha.

Não deixe de usar o álcool 70%, pois ele é um desinfetante superficial eficiente, com ação bactericida e virucida. Tome todos os cuidados necessários na hora de manuseá-lo e proteja sua família.



Instruções para uso do álcool gel

(fonte: Tokio Marine)

  • Mantenha as embalagens de álcool gel sempre fechadas e em local ventilado;
  • Na limpeza das mãos, use somente a quantidade suficiente para umedecer a pele;
  • Na limpeza de superfícies molhe um pano com álcool gel friccionando a superfície ou o objeto;
  • Não aproxime as mãos ou objetos ainda úmidos de possíveis fontes de faíscas, fogo ou calor (lembre-se que fogão e forno são fontes de calor intensos);
  • Não permita que as crianças manuseiem embalagens de álcool e nem usem o álcool gel sem a presença de um adulto por perto;
  • Não usar álcool gel para desinfetar alimentos in natura;
  • Em caso de contato com os olhos lavar com água em abundância por 10 minutos.

Em caso de acidentes, posso acionar o Seguro Residencial?

Caso seja necessário acionar o seguro, você deve ligar para o seu corretor de imóveis. Ele o ajudará a encaminhar todos os documentos necessários e dará sequência na solicitação.

Contate a Poolseg e saiba mais sobre os planos oferecidos.


Compartilhe