Quarentena: os cuidados para manter dentro de casa

Quarentena: os cuidados para manter dentro de casa

Pequenas atitudes, como higienizar objetos e embalagens, auxiliam na proteção de sua família


Produzido por: Estúdio A Hora / Jéssica R. Mallmann


Durante o período de isolamento o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem ao máximo sair de casa. No entanto, alguns motivos podem obrigá-lo a ter que circular pelas ruas, como ir à farmácia ou ao mercado. Por isso, é importante atentar a alguns cuidados antes de entrar em casa e garantir a segurança de sua família.

Com base no protocolo para reduzir o risco de contaminação do Covid-19, divulgado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, a Poolseg elencou algumas dicas de proteção. É importante destacar que mesmo com estas orientações, não é possível garantir a desinfecção total de roupas e objetos. Se possível, dê preferência pelos serviços de entrega de sua cidade, Delivery, e permaneça em casa.

É pelos sapatos que levamos microorganismos para dentro de casa. Levando em consideração que o coronavírus sobrevive por até três dias nas superfícies, é importante tirar os calçados antes de entrar.

Separe os pertences pessoais que utilizar para sair e não os leve para quartos ou salas. Deixe-os em uma caixa próximo a porta de entrada e pegue somente quando necessário. Se possível, higienize-os.
 

Lembre-se que lavar as mãos é essencial, pois é com elas que temos contato com os olhos, nariz e boca. Utilize água e sabão ou álcool gel.

“Uma das raras exceções para sair de casa é permitir que cães façam suas necessidades fora de apartamentos e casas pequenas. Mas assim como você, ele também pode trazer o vírus ao caminhar para dentro. Pensando nisso, limpe as patas do pet com álcool gel assim que voltar da rua. Essa prevenção pode ser feita até duas vezes ao dia, mas não é recomendável passar o produto nos pelos, por causar ressecamento” (Casa e Jardim).

Utilize água e sabão para fazer a higienização destes pertences pessoais, afinal eles podem apresentar um alto risco de contaminação. Durante o dia você pode reforçar a higienização com álcool gel.

“Embalagens, sacolas reutilizáveis e alimentos devem ser higienizados antes mesmo de encostar na sua bancada. Nem pense em levá-los direto para a dispensa ou para a geladeira” (Cuidar JF).

Melhor do que apenas lavar as mãos ou utilizar álcool gel é tomar um banho completo. Retire a roupa que você usou na rua e não a misture com as demais peças. Se possível, coloque para lavar assim que chegar em casa. Se não, deixe-a separada em uma sacola plástica fechada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *