Seguro cobertura compreensiva: acessível e eficiente. Saiba como funciona e como pode ser contratado

Seguro cobertura compreensiva: acessível e eficiente. Saiba como funciona e como pode ser contratado
Compartilhe

Até o início da década de 1990, a contratação de um seguro auto era considerada uma tarefa complicada, burocrática e cara, pois para cada cobertura o segurado recebia uma apólice com condições diferentes. Assim, toda vez que ocorria um sinistro era preciso procurar em vários documentos se a situação estava coberta ou não. Havia ainda uma rigidez tarifária que dificultava financeiramente para o consumidor. Hoje em dia, a realidade é outra. Muito pela implantação do Plano Diretor do Sistema de Seguros, pelo governo federal, que instituiu, entre outras medidas, o seguro cobertura compreensiva, ou seguro completo.

O modelo tornou o serviço mais acessível e eficiente no que diz respeito ao atendimento das necessidades do consumidor. O seguro compreensivo se caracteriza por uma única apólice, que cobre diferentes situações. O segurado tem mais facilidade tanto na hora de acionar o seguro, quanto no pagamento do prêmio e da franquia.

Coberturas mais comuns

De modo geral, o seguro cobertura compreensiva reúne as principais coberturas necessárias para que o segurado proteja seu veículo de uma maneira mais completa e abrangente. As coberturas mais comuns entre as seguradoras são:

  • Roubo e furto;
  • Incêndio, queda de raio e explosão;
  • Chuva de granizo, terremoto e furacão;
  • Enchentes e alagamentos;
  • Queda de pontes e precipícios;
  • Colisão, capotagem ou abalroamento;
  • Queda de objetos sobre o veículo;
  • Assistência 24 horas com direito a guincho, socorro mecânico, entre outros;
  • Danos causados por terceiros.

Coberturas adicionais: no seguro compreensivo, o segurado pode contar ainda com coberturas adicionais, como carro reserva, proteção aos vidros, equipamentos, blindagem, entre outras. Isso dependerá diretamente da necessidade de cada segurado e do que a seguradora tem para oferecer.

Cobre terceiros?

Em algumas seguradoras, a cobertura de danos a terceiros é oferecida dentro do seguro compreensivo, em outras ela é considerada como uma cobertura adicional e deve ser contratada a parte. Por isso, converse com o seu corretor e avalie cada situação.

Cotação de seguro automotivo

Confira as principais vantagens do seguro compreensivo

O seguro cobertura compreensiva facilitou a relação entre os consumidores e seguradoras, além de trazer outros benefícios, que tornaram a vida de ambos mais dinâmica e segura:

– Regulamentação pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), garantindo que o produto está de acordo com as regras comerciais e que as empresas têm autorização para comercializá-lo;

– Redução de taxas, pois todas as informações estão reunidas em uma única apólice;

– Fácil entendimento e uso do seguro, já que todas as coberturas estão reunidas em uma única apólice;

– Possibilidade de montar um seguro personalizado, pois, além das coberturas existentes no seguro compreensivo, é possível adicionar outras.

Como contratar o seguro cobertura compreensiva?

– Para ter acesso a esse tipo de cobertura, o primeiro passo é realizar uma boa pesquisa entre as seguradoras existentes. Isso é necessário porque mesmo se tratando de uma cobertura mais completa, ela pode variar de uma seguradora para outra.

– É importante ficar atento às coberturas inclusas no seguro compreensivo e os valores oferecidos. Basta solicitar uma cotação do seguro compreensivo para o seu perfil em todas as seguradoras pesquisadas.

– Em seguida, escolha àquela que melhor atende às suas necessidades e dispõe de um bom custo-benefício, assim você garantirá uma cobertura completa por um preço que pode pagar.

– Não se esqueça de sempre verificar se a seguradora trabalha dentro das normas necessárias e está devidamente cadastrada na Susep.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre Seguro Auto?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seguro do seu carro.