Transferência de carro: saiba o que fazer com o seguro?

Transferência de carro: saiba o que fazer com o seguro?
Compartilhe

Você decidiu que vai trocar de carro. É preciso ter claro que não é apenas a escolha do modelo novo e as formas de pagamento que devem ser pensadas nesse momento. Você também precisa entender como lidar com o seguro do seu veículo atual. Há procedimentos para continuar usufruindo do serviço após a transferência de carro. No entanto, é bom saber quais procedimentos seguir e compreender que algumas mudanças podem ocorrer. 

Importância de manter o seguro

Independentemente do motivo pelo qual você pretende trocar de carro, é interessante manter seu seguro. Pode ser uma opção por um modelo mais novo, consequentemente mais caro, ou por um veículo que atenda melhor às suas necessidades e não gaste tanto. A questão é: quando você troca de carro, não espera gastar com imprevistos por, pelo menos, alguns meses.

Mantendo o seguro antigo no seu novo carro, você garante que seus gastos continuem dentro do previsto, já que era um valor com o qual você já contava no orçamento. Além do mais, você não pagará um seguro novo, já que os valores que foram quitados serão considerados.

Em quais situações é possível a transferência de seguro auto?

Na aquisição de outro veículo, é possível transferir o seu seguro para o novo automóvel. Nesse caso, é necessário fazer um endosso, no qual será alterado o veículo segurado que está descrito na apólice. Com o ato, pode haver uma alteração no valor do seguro, podendo gerar uma cobrança adicional ou restituição.

Seria a apólice do automóvel ou do proprietário?

É uma dúvida bastante comum quando se vende ou repassa o carro. A apólice de seguro é do dono do veículo e não do automóvel, então a transferência não acontece assim que o auto é vendido ou transferido. Conforme Josenei Magalski, da Poolseg Corretora de Seguros, ao adquirir um seguro, a seguradora faz uma avaliação de risco, analisa a idade, o gênero, quantos costumam usar o veículo, entre outras coisas, ou seja, faz um parecer da vida do proprietário. Com essas informações é possível determinar o preço do prêmio e da franquia.

Qual é a diferença entre transferência de bônus e de titularidade?

Geralmente, a transferência de bônus e da titularidade são feitas em conjunto, afinal, não é necessário que o condutor e o dono do auto sejam a mesma pessoa. Porém, há diferenças entre as duas. A transferência de titularidade é quando ocorre a troca de nome do segurado, que passa a ser de outra pessoa. Já a transferência de bônus é quando, por meio da titularidade, o bônus pertencente ao segurado é repassado ao novo proprietário do seguro.

Quais são as regras para estes casos?

A transferência de titularidade no seguro auto é bastante complexa. Se o veículo estiver de posse de outra pessoa, será um novo perfil de risco, um novo uso, uma outra pessoa com outro perfil e, tirando os casos em que o novo segurado seja o condutor da apólice anterior, não é possível o aproveitamento do bônus do seguro, que é um dos principais influenciadores na precificação do seguro. No caso de pessoas físicas ou jurídicas, apenas se forem diretores, sócios ou gerentes da mesma empresa, obviamente comprovadas por meio de um contrato social.

dicas transferência de carros

Dicas para facilitar sua vida ao solicitar a transferência:

Anote as questões mais simples: informações do seu veículo anterior e as que se referem ao novo, como ano, modelo, placas, entre outras. Tenha em mãos a documentação do seu seguro atual, pois ela apresenta de forma resumida aquilo que você precisa informar.

Anote suas necessidades. O que mudou em relação à sua família, suas demandas diárias, a frequência de uso do carro, se é um modelo mais caro. Lembre-se também de fazer uma pesquisa em relação ao índice de roubo do novo veículo para levar em consideração ao negociar os novos valores com a seguradora.

– Entre em contato com a seguradora e informe as alterações que deseja. Tenha em mente que terá um controle dos seus gastos futuros com o veículo e, principalmente, um melhor aproveitamento daquilo que um carro novo pode oferecer.

Após essas etapas, aproveite para curtir seu novo carro sem a preocupação de não estar resguardado por um serviço especializado. Muitas vezes, trocar de carro pode ser um momento especial em nossas vidas. Decida a melhor opção em relação ao seu seguro e desfrute sua nova aquisição com a tranquilidade que você e sua família merecem.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre seguro para marcha de carro?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seguro do seu carro.