Seguro para terceiros possui franquia?

Seguro para terceiros possui franquia?
Compartilhe

Você sabe como funciona o seguro auto para terceiros? Essa cobertura é, basicamente, uma proteção que cobre danos que você possa causar em outros carros ou pessoas. Ao contratar esse tipo de serviço, porém, surgem muitas dúvidas e umas das mais frequentes é se o seguro para terceiros possui franquia. A resposta é Não! E vamos explicar o por quê.

Num acidente que envolve só terceiros, não ocorre a participação obrigatória do segurado, que chamamos de franquia. O seguro poderá ser acionado e ativado para cobrir danos (materiais, corporais e morais oriundos do acidente) para terceiros quando você for o causador do acidente. Isso até o limite de cobertura contratado, por exemplo (dano materiais – R$ 200 mil).

A única ação que a seguradora toma é retirar um ponto da classe de bônus do segurado na próxima renovação. Um dos detalhes que merece atenção é o valor limite do ressarcimento das indenizações. Caso essa quantia seja ultrapassada, normalmente, a diferença é paga pelo segurado.

Como funciona este tipo de seguro?

O seguro de carro para terceiros indeniza, dentro do valor estipulado na apólice, os danos que você causou em outro carro ou até em outras pessoas, como pedestres. Com esse seguro é possível acionar a seguradora para custear o conserto desse carro ou da indenização, poupando que você tenha gastos inesperados.

O que o seguro contra terceiros cobre?

Algumas das garantias, segundo circulares da Superintendência de Seguros Privados (Susep):

– Carga e descarga;

– Contaminação e/ou poluição;

– Danos corporais, materiais ou morais;

– Veículos rebocadores;

– Reboques ou semirreboques desatrelados de rebocadores.

Conforme a Poolseg Corretora de Seguros, as seguradoras também podem elaborar suas coberturas próprias. Recomendamos você conferir a apólice do seu seguro para conhecer a lista completa de itens cobertos.

Tire suas dúvidas sobre as coberturas

Danos materiais: cobre os danos materiais causados a terceiros. Isso pode englobar, por exemplo, despesas de funilaria e pintura causadas por uma batida ocasionada pelo segurado, bem como a destruição de fachada de uma casa.

– Danos pessoais ou corporais: o seguro para terceiros reembolsa os valores solicitados por terceiros que sofreram danos corporais – morte ou invalidez – ou que tenham despesas médicas e hospitalares devido ao acidente que estiveram envolvidos com o segurado.

– Danos morais: garante que as indenizações judiciais ou extrajudiciais que o segurado possa ser condenado a pagar por danos morais ou estéticos causados a terceiros sejam custeados pela seguradora e mantenha o segurado respaldado, também, neste caso. Ela funciona como uma cobertura complementar a de Danos Pessoais.

Como acionar o seguro para terceiros?

– Após verificaram que todos os envolvidos estejam bem, é necessário registrar um boletim de ocorrência (BO);

– Na sequência, o segurado deverá acionar a seguradora, enviar algumas documentações e solicitar a cobertura;

– A seguradora, por sua vez, orientará sobre as etapas para o envio do reembolso e a indenização dos envolvidos;

– No geral, o prazo para o pagamento da indenização é de 30 dias. Porém, se houver pendências ou dúvidas em relação ao sinistro, a seguradora pode solicitar novos documentos e provas.

Ficou interessado e quer saber quanto custa o seguro para terceiros? Basta fazer uma cotação gratuita. Na Poolseg Corretora de Seguros, cotamos com as melhores seguradoras do país e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *