Quais desastres naturais são cobertos pelo Seguro Residencial?

Quais desastres naturais são cobertos pelo Seguro Residencial?
Compartilhe

O Brasil tem sofrido intensamente com eventos climáticos extremos, representados por fortes chuvas ou longos períodos de secas e estiagens. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), esses eventos foram mais recorrentes entre 2013 e 2023, respondendo por 41% do total de desastres no país.

Por isso, a cada episódio de chuva torrencial, acompanhada de vento forte e raios, um questionamento volta à tona: quais desastres naturais são cobertos pelo Seguro Residencial? Já adiantando parte da resposta, se você for titular de uma apólice deste tipo e, depois de um episódio de raios, tiver aparelhos elétricos da sua casa queimados, poderá solicitar a reparação dos danos.

desastres naturais

Regras para a cobertura de desastres naturais

O primeiro passo para conhecer as regras das seguradoras quanto à cobertura de desastres naturais é entender o que é considerado um desastre natural. A expressão se refere a danos causados por fenômenos da natureza, como alagamentos, enchentes, inundações, chuvas de granizo, raios, vendaval e queda de árvores.

desastres naturais

Mesmo que a cobertura contra esse tipo de fenômeno seja comum no Seguro Residencial, o valor da apólice pode variar conforme o risco ao qual você está exposto. Por exemplo: se sua família mora em um local com alto índice de incidência de raios, possivelmente você pagará mais caro na sua apólice.

Quais os riscos excluídos da cobertura de desastres naturais?

É fundamental também compreender o que não está incluído na cobertura. É possível que a seguradora se isente de ressarcir qualquer dano caso seja identificada que a responsabilidade pelo dano é do titular da apólice.

Quais as principais coberturas para fenômenos climáticos?

Confira os principais sinistros causados por desastres naturais que têm cobertura do Seguro Residencial:

Vendaval, granizo, tornado, furacão ou ciclone: principalmente na região sul do país, essas coberturas são as mais contratadas. Os ventos fortes podem danificar portas, janelas, estruturas, telhados e derrubar árvores, entre outros danos.

desastres naturais

Inundações e alagamentos: em períodos de tempestades, os prejuízos causados por inundações, alagamentos e enchentes são grandes. O Seguro Residencial garante que perdas provenientes do avanço das águas sejam ressarcidas. A apólice também protege a residência de enchentes causadas pelo rompimento de adutoras, canalizações ou reservatórios, além do transbordamento de rios.

Danos elétricos: são fenômenos bastante comuns em residências e causados, principalmente, por descargas elétricas, como os raios. Para comprovar que os danos foram provocados por raio, é preciso que haja um vestígio de onde ele caiu. Os danos também podem ser resultados de variações anormais de tensão, curto-circuito e calor gerado acidentalmente por eletricidade.

LINK EXTERNO:

Desmoronamentos: em algumas regiões é comum um grande volume de chuva e, por causa da geografia e da força das águas, acontecem deslizamentos de terra. O seguro tem cobertura específica para desmoronamentos de residências e garante indenização de danos ao imóvel e de perdas de objetos.

O que fazer em caso de sinistro por desastres naturais?

O primeiro passo é entrar em contato com o seu corretor ou com a seguradora para relatar o ocorrido. Depois, a empresa vai solicitar documentos que comprovem o incidente e pode ser que seja necessária uma vistoria para comprovação dos danos.

Após registrar o sinistro e enviar todos os documentos solicitados no processo, a seguradora tem até 30 dias para reparar os danos.

Ficou com alguma dúvida?

Se você precisar de mais informações, entre em contato com a Poolseg Corretora de Seguros. Além de profissionais especializados nos mais diferentes tipos de seguros, trabalhamos com as principais seguradoras do país para oferecer coberturas personalizadas, que se alinham às suas necessidades.

seguro
banner


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *