Renovação do seguro automóvel: dicas para você economizar

Renovação do seguro automóvel: dicas para você economizar
Compartilhe

Está chegando a hora de fazer a renovação do seguro automóvel? Para você entender como o processo funciona e o que é importante levar em consideração para evitar custos desnecessários, a Poolseg Corretora de Veículos preparou algumas dicas. Vale reforçar que a renovação da apólice é um bom período para avaliar se o seguro auto está plenamente ajustado às suas necessidades e, assim, garantir preços e condições competitivas.

Para oferecer o melhor ao seu cliente, a Poolseg Corretora de Veículos realiza a cotação em todas as seguradoras, proporcionando as melhores opções no momento da renovação.

30 dias antes

O melhor momento para renovar o seguro auto é nos 30 dias anteriores ao vencimento da apólice, mesmo que após o vencimento, o segurado tenha até um mês para renovar, mantendo os bônus anteriores. Mas, ao não deixar para a última hora, é possível procurar opções com melhores preços, sem correr o risco de ficar com o prazo apertado ou descoberto pelo seguro. E fique alerta: se você renovar o seguro após o fim da apólice será preciso realizar uma nova vistoria.

Converse com seu corretor

A antecedência também permite outra etapa importante: conversar com o seu corretor para explicar como você utiliza o veículo. A partir do seu perfil de uso, o profissional poderá apontar coberturas que valem a pena ou não serem contratadas. Por exemplo: se um motorista percorre longas distâncias, precisa de uma apólice com serviço de guincho com quilometragem ampliada, pois, em caso de alguma urgência na estrada, o acionamento do serviço particular pode custar mais caro do que a contratação na apólice.

Cotação de seguro automotivo

Bônus do seguro

Outra dica importante é utilizar a sua classe de bônus para ganhar um desconto na renovação. A classe de bônus é um benefício concedido pelas seguradoras a motoristas que não cometeram nenhum tipo de sinistro. O bônus é acumulado ano a ano e vinculado ao CPF do segurado. Você poderá usá-lo em qualquer seguradora. Reforçando que a utilização de serviços de assistência não ocasiona perda de classe. Assim, quanto mais pontos você tiver na sua classe de bônus, maior será o desconto. A medida recompensa os bons motoristas.

Carro reserva

Outra dica é avaliar a necessidade do carro reserva. Se diante de um imprevisto o cliente puder utilizar o veículo de um familiar, é possível retirar essa cobertura. Caso negativo, vale checar se o período de utilização do serviço garante o apoio necessário, diante da falta do carro próprio. Esta análise é essencial para evitar gastos posteriores com aluguel de automóvel.

O que analisar antes da renovação da apólice?

  • Verifique se há alguma alteração nos dados da sua apólice como, por exemplo, mudança de endereço e estado civil. São alterações de dados que podem mudar o preço do seu seguro e devem ser informadas a seguradora.
  • Confira se há alguma bonificação com a sua seguradora atual, ou descontos extras e benefícios.
  • Pesquise e compare valores e serviços, conforme suas necessidades.

Informações necessárias para a renovação:

  • Ao fazer o primeiro contrato do seguro de carro, o motorista deve responder um questionário de avaliação de risco, com suas características e as do veículo. Na hora de renovar, é necessário pedir alteração caso algum dado tenha mudado. Se posteriormente a seguradora notar que alguma alteração foi escondida, pode se negar a pagar a indenização de sinistros.
  • Para a renovação, é preciso informar à seguradora atual, o número da apólice e o CI (código de identificação para confirmação da classe bônus). Qualquer informação, por mais simples que seja, pode alterar o valor do seguro.

Principais dados solicitados:

  • Sobre os condutores do veículo – idade, gênero e estado civil;
  • Sobre o local de pernoite e utilização do veículo – lazer, ida e volta do trabalho, deslocamento para cursos ou faculdade, utilização do veículo para prestação de serviços, motorista de aplicativos, entre outros.

É obrigatória vistoria prévia?

Não, desde que o seguro tenha sido renovado com o mesmo veículo e antes do final da vigência atual. Será obrigatório a realização de vistoria prévia caso o segurado tenha adaptado o veículo (Kit GNV, blindagem, etc).

Por isso, reforçamos a importância de não realizar a renovação do seguro próximo à data do vencimento. Pois, nestes casos, se seu seguro vencer, corre-se o risco de ser necessária uma nova vistoria, e até que ela seja feita o seu automóvel pode ficar sem cobertura.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre a renovação do seguro automóvel?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seguro do seu carro.