Quando devo fazer o Endosso do Seguro?

Quando devo fazer o Endosso do Seguro?
Compartilhe

Se você procura manter seus bens protegidos é importante saber o que é o Endosso do Seguro e quando é necessário fazê-lo. Por isso, preparamos esse artigo para explicar porque esse é um dos documentos mais importantes do ramo, especialmente para o consumidor.

O que é Endosso do Seguro?

Primeiro, vamos entender o que é o Endosso do Seguro. De maneira geral, trata-se de um documento que realiza toda e qualquer alteração na apólice original do seguro. Ou seja, qualquer mudança nas cláusulas contratuais exige a realização de um endosso. Na prática, ele retifica o documento atual e o atualiza.

Em quais situações o endosso é necessário?

A opção em realizar um Endosso do Seguro acontece na inclusão ou exclusão de coberturas. As modificações podem ser referentes a:

– Mudança no perfil do principal codutor ou utilização do veículo;

– Dados do segurado, como endereço, informações de documentos, entre outros;

– Alteração do objeto do seguro;

– Inclusão ou exclusão de coberturas;

– Aumento ou redução nos limites máximos de indenização;

– Modificações do interesse do segurado, como de um contrato ou equipamento, por exemplo;

– Troca de dados de pagamento, entre outras situações.

Para que serve?

O Endosso do Seguro visa garantir que a apólice se mantenha atualizada e que o contrato de seguro esteja alinhado à real situação do segurado. Um exemplo: a simples troca do endereço comercial precisa ser comunicado à seguradora, sob pena de, na ocorrência de algum evento danoso que acarrete prejuízos, perder direitos à indenização.

A alteração solicitada pelo segurado ou tomador poderá acarretar cobrança adicional de prêmio de seguro. É o caso, por exemplo, de incluir uma cobertura adicional, que gerará um prêmio proporcional à respectiva inclusão. Nesses casos, o cálculo é feito com base nas condições comerciais que forem acordadas entre as partes.

Quais os custos?

Geralmente, endossos ocasionam alterações no valor do seguro, pois há uma mudança no risco calculado. Essa modificação, no entanto, pode ser para mais ou para menos, dependendo do que for solicitado.

Em casos de mais coberturas ou mudanças que inflacionem o preço, será necessário pagar a diferença. Já em casos de exclusões de coberturas ou alterações que diminuam o preço, a seguradora faz a devolução do valor já pago.

Porém, há endossos que não geram diferenças de valores, como simples alterações que não afetam diretamente risco, como: correção do nome do cliente que pode estar com erros de digitação, correção da cor do veículo, numeração do documento, entre outras situações.

Como fazer o Endosso do Seguro?

O registro do Endosso do Seguro deve ser feito pelo corretor de seguros, pois será criado um novo documento com a atualização das informações requeridas. Para que os dados estejam bem detalhados, conte com a equipe da Poolseg Corretora de Seguros. Contamos com profisisonais capacitados e experientes para ajudá-lo a evitar problemas futuros.

seguro
https://www.poolseg.com.br/seguro/automovelbanner


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *