Responsabilidade ambiental: o crescimento econômico sustentável

Responsabilidade ambiental: o crescimento econômico sustentável
Compartilhe

Poolseg trabalha em prol da natureza e com o uso adequado dos recursos naturais, junto a equipe

Incorporar valores de respeito ao meio ambiente e pensar de forma verde são ações que precisam estar integradas a cultura da empresa. Cada vez mais, é impossível ignorar o fator sustentabilidade na rotina corporativa, ainda mais com a reinvindicação de clientes e entidades pela adoção de posturas responsáveis. Preocupados com o futuro do planeta e das próximas gerações, a Poolseg adota ações de responsabilidade ambiental para minimizar o uso de recursos naturais.

A utilização de papel, o consumo direto de luz elétrica e água, bem como a circulação de veículos fazem parte da rotina de empresas de diferentes ramos. Por mais simples que pareçam, tais atividades causam um grande impacto ambiental e precisam ser repensadas pelas instituições.

Hoje, é fundamental aos negócios adotar uma postura proativa e estar “preparado para minimizar os prejuízos decorrentes dos seus processos sobre a natureza” (Comércio em Ação). A preocupação socioambiental deve servir de guia para o dia a dia de qualquer empreendimento e desempenhar papel de aliada ao crescimento econômico das empresas.

A exemplo disso, está a Poolseg, que adotou medidas importantes para encorajar hábitos sustentáveis entre seus colaboradores. “Buscamos gerar consciência do uso adequado dos recursos. Os sistemas foram atualizados para que o consumo de papel fosse reduzido ao mínimo, o uso de veículo é feito de forma consciente e a iluminação e uso de energia elétrica foram otimizadas ao máximo”, revela o gerente de desenvolvimento da Poolseg, Vinícius Scheeren.

Para ele, a busca constante por novas tecnologias acaba, muitas vezes, priorizando o desenvolvimento das empresas em detrimento dos recursos naturais. Com o crescimento acelerado da economia nas últimas décadas, não é mais possível prever a reação da natureza, nem mesmo por quanto tempo o ecossistema suportará as mudanças causadas pelas ações humanas. “O mais prudente, sem dúvidas, é ter consciência dos nossos impactos e procurar reduzir e neutralizar os mesmos ao máximo”, salienta Scheeren.

Redução da emissão de Carbono

Neutralizar as emissões de carbono produzidas pelas operações das empresas: essa é uma demanda cada vez mais real”. (DocuSign). A alternativa é uma das soluções adotadas por pessoas e empresas para evitar as consequências causadas pelo excesso de emissões de poluentes, como o dióxido de carbono.

A redução de carbono pode ser realizada por jovens e adultos, através das chamadas “Atitudes Transformadoras”. São pequenas mudanças na rotina que colaboram para o meio ambiente.

Uma atividade comum entre as empresas para neutralizar o carbono, é o plantio de árvores, ação realizada anualmente pela Poolseg. Neste ano, a equipe se reuniu no final de novembro para realizar o plantio, e teve a participação de familiares. “Se todos fizerem a sua parte, não teremos problemas em garantir o equilíbrio do planeta para as próximas gerações”, destaca o gerente de desenvolvimento.


Compartilhe