É Natal: saiba como fazer uma decoração segura

É Natal: saiba como fazer uma decoração segura
Compartilhe

Confira dicas para evitar incêndios e aproveitar as festas de final de ano com tranquilidade

Escrito por: Estúdio A Hora

Com a chegada do mês de dezembro, muitas famílias se preparam para ornamentar a casa com a decoração de Natal. Para deixar os ambientes ainda mais bonitos, é comum utilizar luzes de Natal e enfeites luminosos para despertar o espírito natalino e o clima de festa. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes na hora de decorar o lar. Um pequeno descuido na ornamentação pode colocar a segurança das pessoas em risco.

Na decoração natalina, a instalação elétrica precisa de alguns cuidados básicos. Para evitar acidentes e incêndios, os pisca-pisca precisam ser atestados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, “não deixe os fios desencapados e espalhados pelo chão. E não permita que as crianças alcancem a fiação” (Prevenir em Casa)

Muitas decorações de Natal requerem eletricidade. No entanto, as residências não estão equipadas com tomadas suficientes, fazendo com que aparelhos domésticos e decorações sejam ligados no mesmo local. “É preciso evitar mais de uma ligação por tomada. O acúmulo de instalações gera aquecimento do condutor, o que pode queimar e danificar os aparelhos conectados, além do perigo de causar incêndio, em casos mais graves”. (Haus).

E o perigo não para por aí. Toda e qualquer fiação elétrica deve ser mantida longe de materiais inflamáveis, como cortinas e sofás. Em caso de acidentes ou princípio de incêndio, eles se tornam combustíveis para o fogo.

Os pisca-pisca tradicionais são feitos com lâmpadas incandescentes, material que facilmente esquenta e pode provocar acidentes. Se possível, adquira luzinhas novas que utilizem a tecnologia LED

Mas e se ocorrer um incêndio?

Caso aconteça algum acidente, como curtos circuitos e princípios de incêndio, uma boa alternativa é acionar o Seguro Residencial. A modalidade garante mais tranquilidade e segurança para os imprevistos do dia a dia, como roubos, alagamentos e curto-circuitos. Contate a Poolseg e conheça os pacotes oferecidos pelas seguradoras. Ligue para o telefone (51) 3762-7233 ou nos chame no e-mail poolseg@poolseg.com.br.


Compartilhe