Como prevenir incêndios em empresas

Como prevenir incêndios em empresas
Compartilhe

Confira dicas para evitar imprevistos e entenda as normas de segurança

Escrito por: Estúdio A Hora

Acidentes com fogo estão entre as maiores preocupações das empresas. Além de causarem danos graves para a estrutura, este tipo de incidente pode gerar perdas irreversíveis, ferimentos em funcionários, prejuízos ambientais, paralisação parcial das atividades ou mesmo perda total do patrimônio. Para evitar imprevistos com chamas, é importante que as organizações tenham um bom plano de prevenção e combate a incêndios e uma cobertura de Seguro Empresarial.

São inúmeras situações capazes de ocasionar um incêndio. As mais comuns são descargas elétricas, falhas humanas, sobrecarga nas instalações e superaquecimento de equipamentos e computadores. Dependendo a área de atuação de sua empresa, esses riscos são ainda maiores. É o caso das indústrias que produzem ou utilizam químicos em seus processos.

Por lei, todas as indústrias são obrigadas a cumprir a norma regulamentadora NR 23, que exige a obtenção de uma proteção contra incêndio, saídas suficientes para a rápida retirada de pessoas, equipamentos de combate ao fogo e pessoas capacitadas para o uso dos mesmos. Além disso, é preciso estar atento as leis estaduais e municipais. As empresas que não cumprirem com as obrigações podem ser multadas e até mesmo interditadas.

Em caso de incêndio é importante destacar que a companhia pode ser responsabilizada pelos estragos. “Uma indústria que utiliza produtos químicos e noviços à saúde, por exemplo, também pode ser responsabilizada por possíveis danos causados à saúde de moradores das ruas localizadas em seus arredores” (Blog do gaveteiro).

Por isso, é importante estar atento a algumas ações para evitar que grandes estragos aconteçam.

O Seguro Empresarial contra incêndio

Para evitar grandes perdas financeiras em caso de incêndio, o Seguro Empresarial é um grande aliado. Ao adquirir um plano básico empresarial, você estará segurado contra incêndios de qualquer natureza. Mas é importante lembrar que os planos podem variar de uma seguradora para outra, pois “a Susep (Superintendência de Seguros Privados) permite que as seguradoras escolham outros riscos garantidos pela cobertura básica, não sendo necessariamente os mesmos que os da apólice padronizada” (Tudo sobre seguros).

O pacote básico empresarial também protege contra vendavais, explosões, queda de raios e fumaça. Além destes serviços, é possível acrescentar proteções adicionais aos pacotes, que garantem mais segurança à empresa, incluindo amparo para roubos, furtos, impactos de veículos e Responsabilidade Civil

Quer saber mais sobre Seguro Empresarial? Faça o cadastro ou entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (51) 3762-7233.


Compartilhe