Seguro cobre danos em marcha de carro?

Seguro cobre danos em marcha de carro?
Compartilhe

Independente do tipo, a caixa de marcha de carro tem, basicamente, duas funções. A primeira é controlar a força e a velocidade que serão transferidas às rodas. A segunda função é alterar o sentido de rotação das rodas, o que acontece quando a ré é engatada. Existem quatro tipos de marchas de carro: manual, automática, automatizada e de Transmissão Continuamente Variável (CVT).

Qualquer falha ou barulho na caixa de marcha do seu carro, o recomendável é ficar atento, pois pode significar um possível desgaste e, com o tempo, o problema pode se agravar. Se houve algum dano no equipamento, o proprietário do veículo também precisa buscar ajuda especializada. Mas será que o seguro auto paga alguma despesa ou é necessário contratar uma cobertura adicional?

Casos de sinistro

Mesmo que o conserto de um câmbio de modelo automático, por exemplo, ultrapasse o valor da franquia, caso aconteça algum problema neste item, você não pode acionar o seguro somente por causa disso, pois se trata de um caso de manutenção e pequenos reparos.

Porém, se o caso for de um acidente onde o câmbio automático acabou sendo danificado, ele receberá o conserto assim como os demais itens que sofreram com o imprevisto. Ou seja, se a marcha de carro foi danificada pelo uso, ou por qualquer outro motivo que não envolva um sinistro, você deve arcar sozinho com o reparo do equipamento.

Cobertura de danos

A Poolseg Corretora de Seguros, de Teutônia (RS), reforça que é preciso ficar atento, pois o seguro cobrirá a caixa de marcha de carro somente se for em uma situação que já esteja dentro da cobertura do seu plano (roubos, furtos, acidentes, colisões, enchentes, incêndios, quedas de árvores, etc.) e não quando o item está desgastado ou teve algum problema com o tempo. Esse tipo de reparo é caracterizado como parte de manutenção do veículo. Por isso, é importante ter cuidado redobrado para evitar prejuízos devido ao mau uso, por exemplo.

Fique atento aos desgastes

– O proprietário de um veículo com caixa automática, segundo a equipe da Mecânica Rio Branco, de Estrela, precisa saber que esse sistema precisa de cuidado regular. O indicado é fazer a revisão uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados. A revisão garante segurança ao dirigir e evita problemas mais graves no veículo.

– O câmbio manual duro para engatar é causado, geralmente, por uma embreagem defeituosa ou gasta, mas há outras áreas que necessitam ser consideradas ao diagnosticar o problema: cabos desgastados, ligações soltas e os trilhos de mudança de marcha torcidos ou danificados são também muito comuns.

marcha de carro

Cuidados para aumentar a vida útil da caixa de marcha do seu carro:

Alguns vícios ao dirigir podem ser nocivos para a caixa de marcha do seu veículo. Confira dicas para aumentar a vida útil do equipamento:

  • Evite deixar o pé sobre a embreagem enquanto dirige. Ao parar no sinal, por exemplo, não deixe o carro engrenado e mantenha o pé na embreagem. O ideal é colocar o carro no ponto morto e tirar o pé da embreagem.
  • Evite deixar a mão sobre o câmbio após trocar a marca. A pressão gerada pelo atrito pode danificar o câmbio com o tempo. O lugar das duas mãos é no volante!
  • Mantenha a embreagem regulada.
  • Use as marchas corretas para cada situação. Não force o carro acima do necessário.
  • Não arranque com o carro em segunda marcha. A marcha para arrancar é sempre a primeira.
  • Se você ‘sentir’ que o carro está pedindo outra marcha, troque!
  • Em subidas, não acelere fundo caso note que o carro está perdendo a velocidade. Isso força terrivelmente o motor. É preferível reduzir a marcha e pisar mais leve.
  • Nunca segure o carro numa subida ou rampa utilizando a embreagem como freio. Use o freio.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida sobre seguro para marcha de carro?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seguro do seu carro.