Seguro de Carro Usado vale a pena?

Seguro de Carro Usado vale a pena?
Compartilhe

Em abril deste ano, no Brasil, foram vendidas 1.039.256 de unidades de carros usados, um crescimento de 10,7% em relação ao mesmo mês de 2022, que registrou aproximadamente 940 mil veículos, segundo a Fenauto. Para quem optou ou pretende apostar neste tipo de investimento, é importante ressaltar que contar com um Seguro Auto representa muito mais tranquilidade e comodidade. Mas será que o Seguro de Carro Usado vale a pena?

Não dá para deixar de cuidar do seu investimento porque comprou um automóvel seminovo ou um modelo que já tem alguns anos. Por isso, neste artigo, explicaremos a importância de contratar uma apólice, as vantagens e restrições, além de como contratar o melhor seguro para proteger o seu bem.

Primeiro, um alerta importante: é preciso ter muito cuidado ao adquirir um carro usado para não pagar um alto valor pelo seguro ou oficina, pois veículos fora de linha e que possuem maior dificuldades de peças de reposição impactam tanto nos valores das apólices, quanto nos gastos para o conserto, se for necessário.

Seguro de Carro Usado: por que é importante contratar?

Na hora de comprar um carro, além dos gastos com financiamento, combustível e manutenções, é preciso considerar a contratação de um Seguro Auto como uma despesa indispensável, independente se o veículo é novo ou usado. Assim, se evita que um simples imprevisto se transforme em prejuízo e dor de cabeça.

Garantir a cobertura para eventos inesperados, como colisão, furto, roubo ou incêndio, é tão importante quanto manter o carro conservado e com a manutenção em dia.

Diferença entre Seguro de Carro Usado e Novo

Na prática, a diferença entre o Seguro de Carro Usado e o de um veículo novo é o parâmetro utilizado para definir tanto o prêmio do seguro quanto a indenização que o cliente tem direito, caso precise acionar a seguradora.

Isso acontece porque a companhia de seguros usa o valor de mercado do veículo para definir o valor a ser pago. Ou seja, o proprietário de um veículo zero-quilômetro terá direito a uma indenização maior do que o proprietário de um carro usado da mesma marca e modelo.

É mais barato contratar seguro para Carro Usado?

O Seguro de Carro Usado é, em média, mais barato em comparação à apólice de um novo. Por uma razão simples: para as seguradoras, o preço do seguro é proporcional ao valor do veículo.

Ou seja, mesmo que um veículo usado represente um risco maior de problemas mecânicos ou elétricos por desgaste de peças, seu seguro será mais barato que o de um carro zero-quilômetro.

Franquia reduzida

As coberturas são as mesmas?

Tirando a questão dos valores, as coberturas são basicamente as mesmas para carro usado ou novo, como contra colisão, roubo, furto, incêndio, danos a terceiros, entre outros.

A diferença é que o Seguro de Carro Usado costuma ser vendidos com poucos adicionais, ou seja, você precisará contratar proteções adicionais e, com isso, o preço do prêmio aumenta.

Além disso, existem algumas exceções, como veículos com mais de 15 anos de fabricação, por exemplo. Neste caso, as seguradoras podem se recusar a vender um seguro tradicional ou oferecer seguros alternativos, com coberturas mais restritas.

Quais as vantagens?

Custo: terá uma cobertura satisfatória com um investimento menor em relação aos carros novos;

Proteção e tranquilidade: seu bem estará seguro em casos de imprevistos cobertos pela apólice, ou seja, não ficará no prejuízo em caso de sinistro;

Coberturas adicionais: muitas seguradoras oferecem proteções adicionais e serviços extras, como assistência 24 horas, proteção a terceiros, entre outros, para que você personalize a sua apólice como necessitar.

Como escolher?

– Fique atento ao custo-benefício do seguro que pretende contratar;

– O valor, além de caber no seu bolso, precisa atender as necessidades em relação ao veículo;

– Faça orçamentos e tire suas dúvidas com corretores qualificados e experientes para evitar contratempos;

– Contrate apenas os serviços que realmente deverá utilizar.

Seguro é na Poolseg!

Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a Poolseg Corretora de Seguros e converse com os nossos profissionais, que têm anos de experiência no ramo e vão encontrar as melhores coberturas para suas necessidades.

Você também pode fazer uma cotação on-line no nosso site. É fácil, rápido e muito seguro!

Proteja o seu investimento agora mesmo!

Cotação de seguro automotivo
https://www.poolseg.com.br/#secCotacao

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *