Mobilizados em prol da natureza

Compartilhe

Desde 2009 corretora de seguros realiza ações para reduzir o impacto do seu trabalho causado ao meio ambiente.

Além de buscar oferecer a melhor solução em seguros, há oito anos a Poolseg Corretora de Seguros, Teutônia, passou a focar suas ações em benefício da sociedade também na esfera ambiental. A empresa participa do Programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, com consultoria da Max Ambiental, que concede o Selo Carbono Neutro a instituições que neutrali-zarem suas emissões de gás carbônico equivalente (CO2e) à atmosfera. Entre 2013 e 2015 foram geradas 28,5tCO2, sendo necessário o plantio de 142 árvores. Após plantadas, as árvores são monitoradas pelo Departamento de Meio Ambiente da Certel por um período de cinco anos. Conforme o Gerente de Desenvolvimento, Vinícius Scheeren, a iniciativa é fundamental para conscientização de todos os colaboradores sobre os impactos que as suas ações tem sobre o meio ambiente. “O consumo de papel causava um embate muito grande. Adotamos um controle mais rígido e transformamos esse dado em um indicador para ser monitorado. Reduzimos em 50% o uso ao longo dos anos”, destaca. Segundo Scheeren, “entendemos que ingressar no programa é o que faltava para completar nossa tarefa em defesa do meio ambiente e garantir mais um diferencial competitivo no mercado”, avalia.

A empresa busca envolver todos os colaboradores nas ações, como por exemplo plantio de árvores e conscientizar dos impactos.

“Além de aumentar a consciência com os impactos que nossas atividades diárias tem no meio ambiente e na sociedade, as ações tomadas favorecem a criarmos processos cada vez mais otimizados que reduzem impactos ambientais e muitas vezes custos.” Vinicius Scheeren, gerente de desenvolvimento

“O plantio envolve todos os colaboradores. Além deles tomarem essa consciência da responsabilidade socioambiental, levam essa cultura para dentro das casas”, frisa. Entre os desafios, destaca a necessidade de conciliar as atividades socio-ambientais com o dia a dia da empresa. Embora o retorno muitas vezes não seja visível, é preciso acreditar que as ações contribuem para um mundo melhor.

Consciência ambiental

Desde 2001, a Poolseg implantou o Programa 5S’s, o qual possui um Comitê responsável pela atuação nas práticas relativas à seleção e promoção de ações que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável. Os encontros são mensais. São incentivadas atitudes como a separação do lixo, campanhas voltadas ao adequado uso dos recursos, como, por exemplo, energia elétrica e papel. “Também foi inserido no rodapé dos e-mails, uma mensagem quanto a conscientização pela impressão dos mesmos”, explica. Conforme Scheeren, uma vez ao ano, é realizado o “Dia D”, no qual os colaboradores são estimulados pelo Comitê do 5S e participam realizando uma revisão geral do ambiente de trabalho, a fim de eliminar desperdícios e dar os adequados encaminha-mentos aos materiais desnecessários.

“Diariamente nos monitoramos. Caso alguma meta não esteja sendo cumprida, busca-mos rever as ações e nos adequar”, afirma. Desde 2013, o Sistema 5S’s sofreu várias adapta-ções, com foco nos impac-tos ambientais. Para ele, o envolvimento de todos é fundamental para alcançar índices cada vez melhores nas auditorias.

Controle de emissões

2013 Gerados 10,60tCO2
53 árvores plantadas

2014 Gerados 8,69tCO2
44 árvores plantadas

2015 Gerados 8,76tCO2
45 árvores plantadas

Para saber mais sobre seguros, acesse www.poolseg.com.br ou fale conosco pelo telefone: (51) 3762-7233


Compartilhe