Carro reserva no seguro auto: como funciona?

Carro reserva no seguro auto: como funciona?
Compartilhe

Ficar sem carro por causa de um sinistro gera muita dor de cabeça. E as seguradoras sabem disso. Por essa razão, muitas oferecem a opção de carro reserva ao segurado, como um adicional no seguro auto e, algumas vezes, até como um “agrado”, sem que o usuário precise pagar a mais por isso.

Com a opção de carro reserva, o motorista tem acesso a um automóvel enquanto o seu está na oficina após sofrer algum dano, causado por colisão, incêndio, queda de raio, alagamento, entre outros. Porém, mesmo que comum, a opção ainda gera dúvidas. Para auxiliar, a Poolseg Corretora de Seguros, de Teutônia, esclarece as principais questões neste artigo.

Vantagens do serviço

O carro reserva é um veículo, geralmente alugado, que a seguradora “empresta” ao segurado, desde que o titular da apólice tenha optado pelo serviço. Geralmente, o período é de 7 dias (mas isso varia conforme o que foi contratado). O auxílio visa manter a rotina do proprietário, além de promover a economia com táxis ou transporte público. Ao contar com um carro reserva, o usuário pode manter sua autonomia de transporte.

Quando tenho direito?

O uso do carro reserva costuma ser disponibilizado em caso de perdas parcial ou total, roubo ou furto. Ou seja, em todos os sinistros que a sua apólice de seguro cobre. Isso pode variar e precisa ser consultado no seu contrato. Também é possível utilizar o veículo reserva para casos de pane ou manutenção do seu veículo. Algumas seguradoras dispõe deste diferencial na contratação do seguro. Consulte seu corretor.

Cotação de seguro automotivo

Como faço para usar o carro reserva?

Geralmente, a seguradora indica a locadora na qual o veículo deverá ser obtido, já que não se trata de um carro de seguradora. É necessário apresentar a carteira de habilitação e o condutor ter idade mínima de 21 anos.

Qual o tipo de carro?

O mais comum é a seguradora oferecer como auto reserva um carro básico, sem direção hidráulica ou ar-condicionado. Caso prefira um carro mais completo, o consumidor pode contratar o carro reserva mais adequado a sua necessidade. Quando essa alternativa existe, o valor cobrado para a contratação da cobertura adicional é mais alta. É importante verificar esse aspecto no momento de validar a apólice para fazer a troca do requisito, se necessário.

O conserto do carro demorou mais do que o previsto. E agora?

Normalmente, o veículo fica disponível apenas pelo período estabelecido na apólice. Porém, podem haver exceções, como em casos em que o carro reserva pode ter prazo indeterminado de uso, que acompanha o tempo de reparo do veículo. Essas possibilidades devem ser checadas e negociadas com a seguradora.

Agora que você entendeu como funciona a cobertura do carro reserva, saiba que a Poolseg Corretora de Seguros está à disposição para ajudar a sanar suas principais dúvidas sobre o Seguro Auto. É essencial contar com uma empresa idônea e de tradição para que sua necessidade seja atendida, principalmente nos momentos em que você mais precisa de auxílio.

Conteúdos relacionados

Ficou com alguma dúvida?

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!


Compartilhe
COTE GRÁTIS Agilidade e praticidade para cotar o seguro do seu carro.