Seguro para Carros Elétricos: como funciona e qual é o custo?

Seguro para Carros Elétricos: como funciona e qual é o custo?
Compartilhe

A necessidade de aliar desenvolvimento e sustentabilidade é uma tendência no mundo e essa demanda vem sendo reforçada no ramo dos Carros Elétricos. Porém, os modelos ainda são considerados um investimento significativo. Assim, quando o consumidor olha para um preço mais elevado, logo questiona: quanto custo o Seguro dos Carros Elétricos?

Valores dentro da média

Conforme levantamento feito em fevereiro deste ano pela Revista Quatro Rodas, embora ainda não tenham um preço acessível, os Carros Elétricos possuem preços de Seguro dentro da média, com alguns custando menos de 4% do valor de tabela (confira abaixo).

Preço do Seguro dos 10 Carros Elétricos mais vendidos do Brasil:

carro_elétrico

– Os valores do Seguro foram cotados pela TEx, insurtech do setor de seguros (o valor é o menor apurado no perfil padrão, em até 15 seguradoras).

Conforme a Poolseg Corretora de Seguros, que já opera esse serviço em todo o Brasil, há grandes oscilações de preço de uma seguradora para outra e de modelos de Carros Elétricos. “Por isso, é importante pesquisar o preço do Seguro Auto para o veículo de interesse, pois isso pode ser um fator decisório na hora da compra.”

Cobertura de Seguros para Carros Elétricos

Os planos básicos do Seguro Auto ainda são os mesmos oferecidos para veículos à combustão. No entanto, o que muda é o fato dos Carros Elétricos ainda terem preços pouco acessíveis, e acabam tendo seguros mais caros que a média dos carros tradicionais.

Um ponto que merece atenção é a manutenção dos elétricos. Por mais que a maioria das seguradoras tenha uma lista de oficinas credenciadas, você pode ter dificuldade de encontrar mão de obra especializada.

carro_elétrico

Existem coberturas especiais?

Com o crescimento do setor, algumas seguradoras começam a oferecer produtos especiais para essa categoria, como: assistência 24 horas com carregador de bateria específico para esse veículo; possibilidade de incluir uma cobertura adicional para os cabos de carregamento; e até coberturas de Seguro Residencial para a proteção de carregadores de carros elétricos em casas e prédios.

Venda de Carros Elétricos no Brasil

Até o primeiro trimestre de 2023, segundo a Associação Brasileira dos Veículos Elétricos (ABVE), quase 142 mil veículos movidos por essa energia já circulavam pelo Brasil. O número representa um aumento de 50,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

A tendência para o cenário de Carros Elétricos no Brasil é promissora: em 2040, a frota brasileira deve atingir 11 milhões de unidades.

O crescimento nas vendas, segundo especialistas na área, está diretamente relacionado ao aumento de postos de carregamento, economia nos gastos com combustível e à adoção de ações mais sustentáveis.

Desafios do mercado de Carro Elétrico

Um dos principais desafios de ter Carros Elétricos no país, atualmente, é realmente haver poucos postos para carregar os veículos. Hoje, eles são realidades, principalmente, em estacionamentos de shoppings e mercados.

Com o auxílio de aplicativos, é possível encontrar pontos de carregamento próximos a você.

Vantagens de ter um Carro Elétrico:

  • Economia a longo prazo: gasto com abastecimento pode ser até 83% menor;
  • Manutenção de carros elétricos: manutenção pode chegar a ser até 80% mais barata;
  • Menor volume de emissões: um veículo elétrico com bateria de tamanho médio emite, ao longo da sua vida útil, entre 60% e 68% menos emissões de carbono;
  • Motor silencioso: União Europeia determinou que as montadoras incluam um sistema acústico de alerta veicular para evitar acidentes com pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência.

Faça uma cotação online!

Quer saber mais sobre o Seguro para Carros Elétricos? Entre em contato com a Poolseg Corretora de Seguros e faça uma cotação online gratuita com a gente.

É fácil, rápido e muito seguro!

As Pessoas Com Deficiências PCD
carro_elétrico

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *