IPVA 2021: ainda dá tempo de pagar antecipado

Compartilhe

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul podem fazer o pagamento antecipado até o dia 31 de março


Produzido por:Estúdio A Hora / Jéssica R. Mallmann

Ano novo, vida nova … o começo do ano é cheio de boas energias, mas também de responsabilidades financeiras. Afinal, os primeiros meses são fundamentais para realizar a organização financeira e quitar os tradicionais impostos, como o IPTU e IPVA.

Quem é proprietário de veículo, por exemplo, já se prepara para arcar com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA.

A taxa é um tributo anual de competência dos estados e do Distrito Federal. Ela é calculada sobre o valor de mercado do veículo, custando em média 3% do preço do bem.

Cada estado possui um prazo de pagamento e uma própria alíquota. No Rio Grande do Sul, o imposto tem descontos para bons motoristas, podendo chegar a até 15%.

O abatimento poderá ser ainda maior se o motorista estiver inscrito no programa Bom Cidadão (Nota Fiscal Gaúcha). Para quem tiver 150 notas ou mais de estabelecimentos comerciais, soma-se mais 5% de desconto. Aos que tiverem entre 100 e 149 notas, 3% e de 51 a 99 notas com CPF, 1%. Acumulativa, a redução do imposto pode chegar a cerca de 25%” (Estadão).

Como pagar o IPVA?

O imposto pode ser pago de duas formas: cota única ou parcelado. De acordo com o site do governo do estado, os pagamentos devem ser realizados diretamente nos bancos da rede credenciada.

No caso do parcelamento, o proprietário do veículo necessitava pagar a primeira parcela até o dia 29 de janeiro. O calendário final de pagamento do IPVA 2021 se encerra em abril, conforme o final da placa de cada veículo.

Tabela do site oficial do Governo do Estado

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com nossos corretores através da aba Fale Conosco.


Compartilhe