Como a tecnologia tem facilitado a vida do segurado

Como a tecnologia tem facilitado a vida do segurado
Compartilhe

Da mesma forma que a tecnologia já transformou a nossa forma de ler notícias, solicitar um taxi e até mesmo pedir comida, ela começa também a impactar a forma como contratamos seguros. Confira a seguir as principais inovações no mercado segurador que devem gerar economia e facilitar a vida de quem contrata um seguro.

1. Internet das coisas (IoT) e Analytics

De acordo com um estudo da Gartner, está previsto que, até 2020, 20,8 bilhões de dispositivos estejam conectados à internet. Cada vez mais teremos um oceano de dados para analisar e tirar conclusões. Mas o que isso tem a ver com o mercado de seguros?

Os seguros hoje são calculados baseados em poucas informações obtidas através de um questionário preenchido durante contratação da apólice. Com equipamentos conectados à internet, como o próprio celular do segurado, as seguradoras terão dados individualizados e atualizados que irão auxiliar as áreas de subscrição a calcular o valor ideal do seguro para cada caso. No seguro automóvel, por exemplo, a forma de dirigir, a velocidade do veículo em rodovias, quais as regiões e horários que o segurado mais circula, podem indicar para a seguradora o perfil exato e o risco de cada segurado. Isso pode significar economia para o bom motorista que procura seguir as regras e ser cauteloso ao volante. Esses sistemas também podem ajudar a reduzir o número de fraudes, que hoje encarecem bastante o valor do seguro.

2. Inteligência Artificial

O estado da arte da inteligência artificial atualmente já possibilita computadores tomarem decisões bastante assertivas baseadas em dados. De forma simplificada, as técnicas de inteligência artificial alimentam redes neurais de computadores com grandes quantidades de dados de forma a “treinar” o sistema para entender lógicas complexas e em seguida prever resultados futuros baseados em cenários passados.

A Inteligência artificial já vem auxiliando médicos a detectar doenças muito antes dos primeiros sintomas aparecerem, imagine as grande oportunidades que essas técnicas também não podem trazer para os seguros.

No mercado de seguros a inteligência artificial pode otimizar muito a forma como os seguros são precificados, trazendo muito mais assertividade sobre o valor do prêmio para cada perfil de risco. Pode também reduzir o número de fraudes, auxiliando peritos a investigarem a fundo os casos que possuem maior probabilidade de estarem relacionados a algum tipo de fraude.

3. Serviços Digitais

No passado a pesquisa e compra de uma passagens aéreas era feita quase que exclusivamente por Cias de Viagens, e atualmente qualquer pessoa pode utilizar serviços digitais para buscar as melhores opções de passagens e hotéis no conforto do sofá através de serviços 100% digitais.

O mercado de seguros já vem sofrendo uma revolução nesse sentido, e hoje já é possível pesquisar e contratar seguros em plataformas online. A Poolseg possui um cotador online que possibilita qualquer pessoa pesquisar o valor do seguro em até 12 seguradoras e contratar a melhor opção. Acesse aqui e confira a facilidade da ferramenta.


Compartilhe

One thought on “Como a tecnologia tem facilitado a vida do segurado

  1. gostaria de elogiar o grande serviço que voces prestam pelo menos para mim que deus abençõe a familia de vocês abençõe a você e que a cada dia vocês sejam mais prósperos e felizes,amém

Comments are closed.