5 dicas para proteger a saúde física e mental na quarentena

5 dicas para proteger a saúde física e mental na quarentena
Compartilhe

Manter o equilíbrio entre corpo e mente auxilia na defesa do organismo e preserva a serenidade entre as pessoas


Produzido por: Estúdio A Hora / Jéssica R. Mallmann


Em época de isolamento, uma das tarefas mais desafiadoras é permanecer em casa e adaptar a rotina a nova realidade. Além de você ter que cuidar dos seus compromissos pessoais, muitas vezes precisa dividir o espaço com o restante da família e conciliar a agenda de todos.

Por isso, a Poolseg traz cinco dicas para você manter o equilíbrio entre o corpo e a mente, enquanto nós cuidamos da proteção do seu maior bem.

Adapte-se, mas mantenha uma rotina

Acordar, trabalhar e fazer as refeições no mesmo horário, ajuda a sustentar a rotina dentro de casa. Ainda que você precise adaptar algumas atividades, é importante manter a normalidade. Segundo a psicóloga especializada em família Carla Guth, no site da Tokio Marine, a rotina ajuda a preservar a mente ativa e reduz as crises de ansiedade.

Carla também aconselha definir os horários para trabalho, tarefas de casa e ter um momento de lazer com a família. Ainda assim, é importante que você “tire um tempo para fazer algo que gosta, como escutar música, ler, assistir um filme, cozinhar, ou mesmo ficar em silêncio.”

Informe-se com moderação

Manter-se informado é importante, mas não fique 24 horas vendo notícias. O exagero de informações pode causar ansiedade e, algumas redes, podem trazer dados falsos, as chamadas Fake News. Busque canais de comunicação confiáveis e estabeleça horários para se informar.

Faça Exercícios

Mesmo que você esteja em casa, faça exercícios. A atividade física auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e libera substâncias importantes para o organismo, como a endorfina. Ela ajuda a aliviar as dores, relaxar o organismo e traz a sensação de bem-estar.

Aproveite o momento para praticar exercícios aeróbicos, yoga, dançar ou mesmo se divertir com as crianças no quintal de casa.

Mantenha contato virtual com amigos e familiares

Estar isolado fisicamente, não significa eliminar o contato com as pessoas. E a tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Conecte-se com amigos e familiares por meio de chats, faça chamadas de vídeo, live … reúna todos virtualmente. Caso você não saiba usar as ferramentas tecnológicas, aproveite o momento para aprender como mexer e aprimorar seus conhecimentos no universo digital.

Enxergue oportunidades na crise

Ao invés de focar nos problemas, tente encontrar soluções ou analisar as dificuldades de outra maneira. Aproveite o momento para aperfeiçoar projetos, compartilhar ideias, fazer cursos online e pesquisar viagens ou mesmo como contribuir para a sua comunidade.


Compartilhe